Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "De onde você é? Onde você mora?" é importante para ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades comunicativas em inglês, especialmente em relação aos usos das preposições "in" e "from". É um tema que pode ser facilmente aplicado em situações do cotidiano, como apresentação pessoal e descrição de lugares. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para criar um template de registro de aprendizagem que será preenchido ao longo da aula com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema "De onde você é? Onde você mora?" e explique a importância de aprender a utilizar corretamente as preposições "in" e "from". Incentive os estudantes a compartilhar exemplos de como utilizar essas preposições em situações do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Construção do template

    Os alunos irão criar um template com os campos de Check-in e Check-out para registrar o que aprenderam ao longo da aula. Forneça um modelo de como organizar as informações no template e oriente-os que preencham o campo Check-in com as informações que já sabem sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Atividade de escrita (em casa)

    Peça que em casa os estudantes pesquisem e se aprodundem no tema para as atividades que serão realizadas em sala. Solicite também que escrevam frases ou parágrafos, descrevendo lugares ou cidades, utilizando as preposições "in" e "from".

  4. Etapa 4 - Atividade de compreensão auditiva

    Em sala, apresente um diálogo sobre lugares e cidades utilizando as preposições "in" e "from". Os alunos irão ouvir o diálogo e responder a perguntas de compreensão auditiva.

  5. Etapa 5 - Atividade de fala

    Os alunos irão praticar a utilização das preposições "in" e "from" através de atividades lúdicas e conversas em duplas.

  6. Etapa 6 - Revisão do template

    Peça que os alunos preencham o campo Check-out com as informações novas que obtiveram depois da realização da aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula

    Encerre a aula pedindo aos alunos para compartilhar o que aprenderam sobre as preposições "in" e "from".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar as preposições "in" e "from" de forma correta;
  • Estimular a comunicação oral e escrita em inglês;
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das preposições "in" e "from" nas atividades propostas;
  • Participação ativa nas atividades em grupo e discussões em sala de aula;
  • Produções escritas claras e coerentes;
  • Participação no preenchimento do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância das preposições "in" e "from";
  • Fornecer feedback sobre as atividades dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades propostas;
  • Praticar a utilização das preposições "in" e "from" em conversas e atividades lúdicas;
  • Preencher corretamente o template de registro de aprendizagem.