Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula adiantando o assunto do dia e perguntando aos alunos se eles sabem como dizer "de onde é" ou "onde mora" em inglês. Em seguida, apresente a metodologia da Rotação por estações, como ela vai funcionar e distribua os grupos nas estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Informe aos grupos onde cada um começará a atividade e dê início.Estação 1
Na Estação 1, os alunos devem completar uma atividade de preenchimento de lacunas sobre o uso de "in" e "from" em situações específicas. Exemplo: "I live \_\_ Brazil" ou "I'm \_\_ Rio de Janeiro". O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a entender a diferença entre o uso dessas preposições e como usá-las corretamente.
Estação 2
Na Estação 2, os alunos devem jogar um jogo de perguntas e respostas em duplas. Eles devem se perguntar onde moram e onde nasceram e utilizar "in" e "from" corretamente nas respostas. O objetivo dessa atividade é incentivar a prática do uso dessas preposições e a comunicação oral em inglês.
Estação 3
Na Estação 3, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre entrevistas de rua em inglês que perguntam sobre a cidade natal e onde as pessoas moram. Em seguida, eles devem responder a algumas perguntas sobre o vídeo e praticar a utilização de "in" e "from". O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a entender melhor como as preposições são usadas em situações reais de comunicação.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna todos os alunos novamente e pergunte sobre o que aprenderam nas estações. Deve haver uma discussão em grupo sobre a aplicação real do uso de "in" e "from" em diferentes situações. Forneça um feedback sobre o desempenho dos alunos e responda a quaisquer perguntas adicionais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar corretamente as preposições "in" e "from" em diferentes situações de comunicação.
- Fornecer uma aula interativa e envolvente que motive os alunos a aprender e participar ativamente.
- Aumentar a confiança dos alunos na comunicação em inglês, incentivando a prática e a troca de informações com seus colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das preposições "in" e "from" em situações de comunicação.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos e habilidades ensinados na aula.
- Comunicação clara e eficaz em inglês.
- Trabalho colaborativo com os colegas em atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia de Rotação por estações e conduzir a aula de forma organizada e estruturada.
- Fornecer feedback individual para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades em inglês.
- Encorajar a prática e a participação dos alunos em todas as atividades propostas.
- Criar um ambiente positivo de aprendizado para ajudar os alunos a se sentirem confiantes em sua capacidade de aprender e se comunicar em inglês.
- Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos em todas as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Praticar a comunicação em inglês com os colegas.
- Demonstrar o uso correto das preposições "in" e "from" em situações de comunicação.
- Trabalhar colaborativamente com os colegas em atividades em grupo.
- Participar na discussão em grupo sobre a aplicação real do uso de "in" e "from".