Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos falar sobre "De onde você é? Onde você mora?" e aprender a utilizar corretamente os termos "in" e "from" em diferentes situações. Essa habilidade é importante porque ajuda a fazer um uso mais preciso do idioma em situações de comunicação, evitando, mal-entendidos e confusões. Para contextualizar, podemos utilizar exemplos como perguntar a um turista sobre sua cidade natal e explicar onde moramos para outras pessoas. Na aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estação, para que os alunos possam se envolver em diferentes atividades e contextualizar o aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula adiantando o assunto do dia e perguntando aos alunos se eles sabem como dizer "de onde é" ou "onde mora" em inglês. Em seguida, apresente a metodologia da Rotação por estações, como ela vai funcionar e distribua os grupos nas estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Informe aos grupos onde cada um começará a atividade e dê início.

    Estação 1

    Na Estação 1, os alunos devem completar uma atividade de preenchimento de lacunas sobre o uso de "in" e "from" em situações específicas. Exemplo: "I live \_\_ Brazil" ou "I'm \_\_ Rio de Janeiro". O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a entender a diferença entre o uso dessas preposições e como usá-las corretamente.

    Estação 2

    Na Estação 2, os alunos devem jogar um jogo de perguntas e respostas em duplas. Eles devem se perguntar onde moram e onde nasceram e utilizar "in" e "from" corretamente nas respostas. O objetivo dessa atividade é incentivar a prática do uso dessas preposições e a comunicação oral em inglês.

    Estação 3

    Na Estação 3, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre entrevistas de rua em inglês que perguntam sobre a cidade natal e onde as pessoas moram. Em seguida, eles devem responder a algumas perguntas sobre o vídeo e praticar a utilização de "in" e "from". O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a entender melhor como as preposições são usadas em situações reais de comunicação.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna todos os alunos novamente e pergunte sobre o que aprenderam nas estações. Deve haver uma discussão em grupo sobre a aplicação real do uso de "in" e "from" em diferentes situações. Forneça um feedback sobre o desempenho dos alunos e responda a quaisquer perguntas adicionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de utilizar corretamente as preposições "in" e "from" em diferentes situações de comunicação.
  • Fornecer uma aula interativa e envolvente que motive os alunos a aprender e participar ativamente.
  • Aumentar a confiança dos alunos na comunicação em inglês, incentivando a prática e a troca de informações com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das preposições "in" e "from" em situações de comunicação.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos e habilidades ensinados na aula.
  • Comunicação clara e eficaz em inglês.
  • Trabalho colaborativo com os colegas em atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia de Rotação por estações e conduzir a aula de forma organizada e estruturada.
  • Fornecer feedback individual para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades em inglês.
  • Encorajar a prática e a participação dos alunos em todas as atividades propostas.
  • Criar um ambiente positivo de aprendizado para ajudar os alunos a se sentirem confiantes em sua capacidade de aprender e se comunicar em inglês.
  • Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos em todas as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Praticar a comunicação em inglês com os colegas.
  • Demonstrar o uso correto das preposições "in" e "from" em situações de comunicação.
  • Trabalhar colaborativamente com os colegas em atividades em grupo.
  • Participar na discussão em grupo sobre a aplicação real do uso de "in" e "from".