Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos serão capazes de compreender e produzir frases sobre sua origem e lugar de moradia em inglês. Usando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos usarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver habilidades de comunicação em inglês. A aula pode ser aplicada em situações cotidianas, como viagens e apresentações.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Encaminhe aos alunos vídeos didáticos e interativos que expliquem o assunto de maneira lúdica, para poderem ver em casa antes da aula. O vídeo deve ter situações cotidianas que exemplifiquem o uso dos dois termos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos de onde eles são e para onde mudaram. Em seguida, introduza o tema, apresentando os usos de "in" e "from" em frases sobre origem e moradia.

  3. Etapa 3 - Exemplos

    Dê, aos alunos, dois exemplos de frases e eles terão que usá-las em situações diferentes, criando diálogos para poderem praticar e fixar a aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Divisão de grupos

    Divida os em grupos e entregue um template de Dinâmica dos 3 Qs, com campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" e explique este material será utilizado para avaliação da aula e autoavaliação. Peça que cada grupo crie frases e exemplos, baseados no tema da aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentarão suas criações aos colegas e os outros alunos avaliarão se as frases são corretas e adequadas para o contexto. A avaliação será feita usando o template como referência.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fornecendo feedback e comentando as dificuldades encontradas pelos alunos. Oriente que agora, os estudantes preencham o template avaliando o seu desenvolvimento, a aula e o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em inglês.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Contextualizar o tema em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta dos conceitos de "in" e "from" em frases de origem e moradia.
  • Criação de frases que sejam adequadas para as situações propostas.
  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de maneira clara e objetiva.
  • Fornecer feedback durante todo o processo.
  • Propor atividades extras para que os alunos continuem a praticar o conteúdo em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar frases adequadas para as situações propostas.
  • Avaliar as frases criadas pelos outros grupos.