Debate

Debater é importante, mas você sabe como se faz isto e por que? Então venha acompanhar esta aula de Português para aprender mais sobre esse assunto tão importante.


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual das seguintes descrições faz parte do gênero Debate?

    A) É usado para contrapor ideias na base do grito, ou seja, quem gritar mais alto é ouvido.

    B) É democrático, ou seja, qualquer pessoa pode fazer ou participar de um debate.

    C) Somente pessoas com curso superior tem condições de participar de um debate.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O debate é uma técnica utilizada para discutir e analisar diferentes pontos de vista sobre um determinado tema. É uma forma de aprimorar a habilidade de argumentação e de construir pensamentos críticos e reflexivos. É uma ferramenta importante não só para a vida escolar, mas também para a vida pessoal e profissional. Nesta atividade, os alunos irão aprender como realizar um debate de maneira eficiente, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo de criação de soluções em equipe, com etapas específicas.

    Para contextualizar o tema, é possível levar exemplos de debates importantes que aconteceram na história, como o debate entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas em 1858, sobre a questão da escravidão nos Estados Unidos. Ou ainda, levar exemplos mais contemporâneos, como o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden em 2020. O objetivo é mostrar aos alunos que o debate é uma forma importante de discutir ideias e solucionar problemas.

    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    O debate é uma atividade que pode ser aplicada em diversos contextos, desde o ambiente escolar até a política. É uma ferramenta importante para desenvolver habilidades como argumentação, persuasão e pensamento crítico. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Thinking, que busca entender as necessidades e desejos dos usuários para desenvolver soluções criativas e eficientes. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que ajudará a entender as perspectivas dos envolvidos no tema em discussão. O objetivo é desenvolver a habilidade de engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O debate é uma atividade que estimula o pensamento crítico, a argumentação e a habilidade de se expressar de forma clara e objetiva. Através do debate, os alunos aprendem a considerar diferentes perspectivas sobre um assunto, desenvolvem a capacidade de escuta ativa e aprendem a respeitar opiniões divergentes. Além disso, o debate é uma habilidade importante no mundo atual, no qual a comunicação é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Nesta atividade, os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual sobre o tema e seus subtópicos, utilizando a metodologia sala de aula invertida.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O debate é uma das formas mais efetivas de se discutir diferentes pontos de vista sobre um tema específico. É uma habilidade importante, tanto na vida acadêmica quanto na profissional. Nesta atividade, os alunos vão aprender a engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas ou questões polêmicas. A metodologia ativa rotação por estações será aplicada, e os alunos serão divididos em 3 grupos que trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema do debate.

    Exemplo prático: Na vida profissional, muitas vezes é necessário discutir questões com colegas, clientes e chefes. Saber debater de forma efetiva pode ajudar a conquistar bons resultados.

    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O debate é uma forma de comunicação em que as pessoas expressam suas opiniões, argumentos e ideias sobre um determinado tema. Essa habilidade é essencial para a vida em sociedade, pois permite que as pessoas se comuniquem de forma clara e respeitosa, mesmo quando possuem opiniões diferentes. O Modelo de Debate Crítico (MDC) é uma metodologia ativa que propõe um debate estruturado, em que os alunos aprendem a avaliar argumentos e a criticar ideias de forma construtiva. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O debate é uma ferramenta importante para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação, negociação e persuasão, além de incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre um tema. Na vida cotidiana, o debate pode ser encontrado em diversas situações, desde discussões em família ou entre amigos até em ambientes profissionais, como reuniões e assembleias. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre as técnicas de debate e a importância de respeitar as opiniões divergentes das suas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: