Aula sobre Debate

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O debate é uma técnica utilizada para discutir e analisar diferentes pontos de vista sobre um determinado tema. É uma forma de aprimorar a habilidade de argumentação e de construir pensamentos críticos e reflexivos. É uma ferramenta importante não só para a vida escolar, mas também para a vida pessoal e profissional. Nesta atividade, os alunos irão aprender como realizar um debate de maneira eficiente, utilizando a metodologia Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo de criação de soluções em equipe, com etapas específicas.

Para contextualizar o tema, é possível levar exemplos de debates importantes que aconteceram na história, como o debate entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas em 1858, sobre a questão da escravidão nos Estados Unidos. Ou ainda, levar exemplos mais contemporâneos, como o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden em 2020. O objetivo é mostrar aos alunos que o debate é uma forma importante de discutir ideias e solucionar problemas.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando os conceitos básicos sobre o debate e suas finalidades. Em seguida explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá uma folha de papel e canetas coloridas. O objetivo é que eles desenhem um template de Design Sprint, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo escolhe um tema para o debate, que deve ser de interesse da turma ou relacionado a um tema de relevância social. Em seguida, os alunos utilizam o template criado na etapa anterior para esboçar as ideias sobre o tema escolhido. Cada grupo deve fazer um desenho ou esquema das ideias principais, distribuindo-as nas cinco etapas do Design Sprint. Abaixo, algumas sugestões de temáticas que podem ser trabalhadas com os alunos:

    1\. Uso de dispositivos eletrônicos na sala de aula: benefícios e desafios.

    2\. Importância da preservação do meio ambiente: ações individuais e coletivas.

    3\. Violência nas escolas: medidas de prevenção e combate.

    4\. Alimentação saudável em comparação a alimentos processados: impactos na saúde.

    5\. O papel das redes sociais na vida dos jovens: vantagens e desvantagens.

    6\. Igualdade de gênero e empoderamento feminino.

    7\. Consumo consciente: impactos sociais e ambientais.

    8\. Bullying e cyberbullying: como enfrentar e combater.

    9\. O poder das fake news: desafios da era da informação.

    10\. A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher qual a melhor ideia para o debate, baseada no esboço criado na etapa anterior. Eles devem justificar a escolha, explicando por que a ideia escolhida é a melhor para ser debatida. Disponibilize materiais impressos sobre as temáticas escolhidas para que os alunos construam repertório para os argumentos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, cada grupo deve criar uma estrutura básica do debate, dividindo as falas entre os integrantes e estabelecendo pontos de contra-argumentação. Eles também devem definir quais argumentos serão utilizados para defender a ideia escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta o debate criado para a turma. Os alunos devem utilizar os argumentos e as contra-argumentações estabelecidas na etapa anterior para defender suas ideias. Após a apresentação de cada grupo, a turma deve avaliar o debate, apontando os pontos fortes e fracos de cada argumento.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate, discutindo com a turma a importância de se ter um pensamento crítico e reflexivo. Estimule o respeito e a tolerância em relação às opiniões diferentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação;
  • Estimular a reflexão crítica;
  • Desenvolver o pensamento inovador e criativo;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com opiniões diferentes.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados;
  • Habilidade de contra-argumentação;
  • Respeito e tolerância em relação às opiniões diferentes;
  • Participação ativa em todas as etapas do processo;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos básicos sobre o debate e sobre a metodologia Design Sprint;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
  • Estimular a reflexão crítica e o pensamento inovador e criativo;
  • Estimular o respeito e a tolerância em relação às opiniões diferentes;
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e seus desafios e oportunidades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do processo;
  • Escolher um tema relevante e de interesse da turma;
  • Elaborar esboços criativos e inovadores;
  • Trabalhar em equipe, dividindo as responsabilidades;
  • Defender suas ideias de forma coesa e respeitosa.