Aula sobre Debate
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Para contextualizar o tema, é possível levar exemplos de debates importantes que aconteceram na história, como o debate entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas em 1858, sobre a questão da escravidão nos Estados Unidos. Ou ainda, levar exemplos mais contemporâneos, como o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden em 2020. O objetivo é mostrar aos alunos que o debate é uma forma importante de discutir ideias e solucionar problemas.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade explicando os conceitos básicos sobre o debate e suas finalidades. Em seguida explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá uma folha de papel e canetas coloridas. O objetivo é que eles desenhem um template de Design Sprint, com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo escolhe um tema para o debate, que deve ser de interesse da turma ou relacionado a um tema de relevância social. Em seguida, os alunos utilizam o template criado na etapa anterior para esboçar as ideias sobre o tema escolhido. Cada grupo deve fazer um desenho ou esquema das ideias principais, distribuindo-as nas cinco etapas do Design Sprint. Abaixo, algumas sugestões de temáticas que podem ser trabalhadas com os alunos:1\. Uso de dispositivos eletrônicos na sala de aula: benefícios e desafios.
2\. Importância da preservação do meio ambiente: ações individuais e coletivas.
3\. Violência nas escolas: medidas de prevenção e combate.
4\. Alimentação saudável em comparação a alimentos processados: impactos na saúde.
5\. O papel das redes sociais na vida dos jovens: vantagens e desvantagens.
6\. Igualdade de gênero e empoderamento feminino.
7\. Consumo consciente: impactos sociais e ambientais.
8\. Bullying e cyberbullying: como enfrentar e combater.
9\. O poder das fake news: desafios da era da informação.
10\. A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve escolher qual a melhor ideia para o debate, baseada no esboço criado na etapa anterior. Eles devem justificar a escolha, explicando por que a ideia escolhida é a melhor para ser debatida. Disponibilize materiais impressos sobre as temáticas escolhidas para que os alunos construam repertório para os argumentos.Etapa 4 - Prototipar
Com a ideia escolhida, cada grupo deve criar uma estrutura básica do debate, dividindo as falas entre os integrantes e estabelecendo pontos de contra-argumentação. Eles também devem definir quais argumentos serão utilizados para defender a ideia escolhida.Etapa 5 - Testar
Cada grupo apresenta o debate criado para a turma. Os alunos devem utilizar os argumentos e as contra-argumentações estabelecidas na etapa anterior para defender suas ideias. Após a apresentação de cada grupo, a turma deve avaliar o debate, apontando os pontos fortes e fracos de cada argumento.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o debate, discutindo com a turma a importância de se ter um pensamento crítico e reflexivo. Estimule o respeito e a tolerância em relação às opiniões diferentes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação;
- Estimular a reflexão crítica;
- Desenvolver o pensamento inovador e criativo;
- Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
- Desenvolver a capacidade de lidar com opiniões diferentes.
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados;
- Habilidade de contra-argumentação;
- Respeito e tolerância em relação às opiniões diferentes;
- Participação ativa em todas as etapas do processo;
- Capacidade de trabalhar em equipe.
Ações do professor
- Explicar os conceitos básicos sobre o debate e sobre a metodologia Design Sprint;
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo;
- Estimular a reflexão crítica e o pensamento inovador e criativo;
- Estimular o respeito e a tolerância em relação às opiniões diferentes;
- Fazer uma reflexão sobre o debate e seus desafios e oportunidades.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do processo;
- Escolher um tema relevante e de interesse da turma;
- Elaborar esboços criativos e inovadores;
- Trabalhar em equipe, dividindo as responsabilidades;
- Defender suas ideias de forma coesa e respeitosa.