Aula sobre Debate

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O debate é uma atividade que pode ser aplicada em diversos contextos, desde o ambiente escolar até a política. É uma ferramenta importante para desenvolver habilidades como argumentação, persuasão e pensamento crítico. Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Thinking, que busca entender as necessidades e desejos dos usuários para desenvolver soluções criativas e eficientes. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que ajudará a entender as perspectivas dos envolvidos no tema em discussão. O objetivo é desenvolver a habilidade de engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema do debate e explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Definição do tema e organização dos grupos

    Os alunos irão escolher o tema do debate e se organizar em grupos de três ou quatro pessoas. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser utilizados na atividade.

    1\. Uso de dispositivos eletrônicos na sala de aula: benefícios e desafios.

    2\. Importância da preservação do meio ambiente: ações individuais e coletivas.

    3\. Violência nas escolas: medidas de prevenção e combate.

    4\. Alimentação saudável em comparação a alimentos processados: impactos na saúde.

    5\. O papel das redes sociais na vida dos jovens: vantagens e desvantagens.

    6\. Igualdade de gênero e empoderamento feminino.

    7\. Consumo consciente: impactos sociais e ambientais.

    8\. Bullying e cyberbullying: como enfrentar e combater.

    9\. O poder das fake news: desafios da era da informação.

    10\. A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre o tema escolhido, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Pensando nas principais pessoas atingidas pelo tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as perspectivas e necessidades dos envolvidos no tema em discussão.

  5. Etapa 5 - Elaboração dos argumentos

    Cada grupo irá elaborar seus argumentos, considerando as perspectivas apresentadas nos mapas de empatia. Ofereça textos impressos sobre as temáticas aos alunos, para que eles possam criar repertório para a construção dos argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos irão debater o tema, utilizando seus argumentos e considerando as perspectivas apresentadas nos mapas de empatia.

  7. Etapa 7 - Conclusão e reflexão

    A turma irá refletir sobre o debate e os resultados alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação;
  • Desenvolver a capacidade de entender as perspectivas e necessidades dos envolvidos em um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados;
  • Respeito às perspectivas e necessidades dos envolvidos no tema;
  • Clareza na apresentação dos argumentos;
  • Habilidade em trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia Design Thinking;
  • Orientar os alunos na elaboração dos mapas de empatia;
  • Estimular a participação ativa no debate;
  • Promover o respeito às perspectivas e necessidades dos envolvidos no tema;
  • Conduzir a reflexão sobre os resultados alcançados.

Ações do aluno

  • Escolher o tema do debate;
  • Organizar-se em grupos;
  • Criar um mapa de empatia sobre o tema escolhido;
  • Elaborar argumentos considerando as perspectivas apresentadas nos mapas de empatia;
  • Participar ativamente no debate e respeitar as perspectivas dos outros grupos.