Aula sobre Debate
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Etapa 1 - Apresentação da metodologia e dos objetivos da aula
Apresente aos alunos a metodologia de gamificação e explique que a atividade consistirá em criar um jogo sobre debate. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os seguintes campos:1\. Nome do jogo,
2\. Objetivo do jogo,
3\. Desafios do jogo,
4\. Níveis,
5\. Esquema de recompensas,
6\. Informações para o consumidor final
7\. Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
Etapa 2 - Discussão sobre o tema do debate
Cada grupo irá escolher um tema para o debate e apresentar aos demais colegas. Em seguida, haverá uma discussão em grupo para definir qual tema será utilizado para a criação do jogo. Abaixo, uma lista de temas que podem ser usados na atividade:1\. Uso de dispositivos eletrônicos na sala de aula: benefícios e desafios.
2\. Importância da preservação do meio ambiente: ações individuais e coletivas.
3\. Violência nas escolas: medidas de prevenção e combate.
4\. Alimentação saudável em comparação a alimentos processados: impactos na saúde.
5\. O papel das redes sociais na vida dos jovens: vantagens e desvantagens.
6\. Igualdade de gênero e empoderamento feminino.
7\. Consumo consciente: impactos sociais e ambientais.
8\. Bullying e cyberbullying: como enfrentar e combater.
9\. O poder das fake news: desafios da era da informação.
10\. A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Etapa 3 - Pesquisa e coleta de informações
Cada grupo irá pesquisar sobre o tema escolhido e coletar informações relevantes que possam ser utilizadas para a criação do jogo. Caso não seja possível pesquisar de forma on-line, disponibilize aos grupos materiais impressos que tragam repertório sobre o tema escolhido.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base nas informações coletadas, cada grupo irá criar um jogo relacionado ao tema do debate, preenchendo os campos do mapa de registro.Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro aos demais colegas, explicando as regras e como jogar.Etapa 6 - Reflexão e conclusão
Ao final da aula, os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar as técnicas de debate em situações reais do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de argumentação e negociação dos alunos;
- Estimular a criatividade e a pesquisa;
- Incentivar a tomada de decisões e a resolução de problemas em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo;
- Qualidade das informações coletadas;
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo;
- Participação efetiva no debate;
- Reflexão crítica sobre a aula.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva a metodologia de gamificação;
- Orientar os alunos na escolha do tema e na coleta de informações;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos;
- Dar feedback sobre a qualidade dos trabalhos apresentados;
- Conduzir o debate de forma respeitosa e democrática.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
- Realizar pesquisa e coleta de informações relevantes;
- Criar um jogo relacionado ao tema do debate;
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
- Participar do debate respeitando as opiniões divergentes.