Aula sobre Debate

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O debate é uma das formas mais efetivas de se discutir diferentes pontos de vista sobre um tema específico. É uma habilidade importante, tanto na vida acadêmica quanto na profissional. Nesta atividade, os alunos vão aprender a engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas ou questões polêmicas. A metodologia ativa rotação por estações será aplicada, e os alunos serão divididos em 3 grupos que trabalharão em atividades diferentes relacionadas ao tema do debate.

Exemplo prático: Na vida profissional, muitas vezes é necessário discutir questões com colegas, clientes e chefes. Saber debater de forma efetiva pode ajudar a conquistar bons resultados.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do debate e explique o que será trabalhado na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 \- Pesquisa

    Na primeira estação, os alunos deverão pesquisar sobre o tema do debate e criar argumentos para defender sua posição. Eles deverão trabalhar em grupo para discutir e definir os principais pontos de sua argumentação.

    Exemplo prático: O grupo pode pesquisar sobre o tema "Legalização da maconha" e criar argumentos para defender a legalização ou a proibição.

    Estação 2 - Escuta ativa

    Na segunda estação, os alunos deverão praticar a habilidade de escuta ativa, ou seja, ouvir e entender as argumentações dos outros grupos. Eles deverão anotar os pontos que concordam e discordam e preparar perguntas para os outros grupos.

    Exemplo prático: O grupo pode ouvir a argumentação do grupo que defende a legalização da maconha e anotar os pontos que concordam e discordam. Eles também devem preparar perguntas para o outro grupo.

    Estação 3 - Debate

    Na terceira estação, os alunos deverão debater com os outros grupos. Cada grupo deverá apresentar sua argumentação e responder às perguntas dos outros grupos.

    Exemplo prático: O grupo que defende a legalização da maconha deverá apresentar sua argumentação e responder às perguntas do grupo que é contra a legalização.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após as estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as diferentes argumentações apresentadas e chegar a uma conclusão comum.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância do debate e das diferentes visões sobre um mesmo tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação;
  • Estimular a escuta ativa e a compreensão de diferentes pontos de vista;
  • Aprender a trabalhar em grupo para buscar conclusões comuns.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados;
  • Habilidade de escuta ativa e compreensão de diferentes pontos de vista;
  • Trabalho em grupo e busca de conclusões comuns.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do debate e explicar as atividades propostas;
  • Orientar os alunos nas atividades e esclarecer dúvidas;
  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a busca de conclusões comuns;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Pesquisar e criar argumentos para defender sua posição;
  • Praticar a escuta ativa e anotar os pontos que concordam e discordam;
  • Debater com os outros grupos e apresentar sua argumentação;
  • Trabalhar em grupo e buscar conclusões comuns.