Aula sobre Debate
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplo prático: Na vida profissional, muitas vezes é necessário discutir questões com colegas, clientes e chefes. Saber debater de forma efetiva pode ajudar a conquistar bons resultados.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do debate e explique o que será trabalhado na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 \- PesquisaNa primeira estação, os alunos deverão pesquisar sobre o tema do debate e criar argumentos para defender sua posição. Eles deverão trabalhar em grupo para discutir e definir os principais pontos de sua argumentação.
Exemplo prático: O grupo pode pesquisar sobre o tema "Legalização da maconha" e criar argumentos para defender a legalização ou a proibição.
Estação 2 - Escuta ativa
Na segunda estação, os alunos deverão praticar a habilidade de escuta ativa, ou seja, ouvir e entender as argumentações dos outros grupos. Eles deverão anotar os pontos que concordam e discordam e preparar perguntas para os outros grupos.
Exemplo prático: O grupo pode ouvir a argumentação do grupo que defende a legalização da maconha e anotar os pontos que concordam e discordam. Eles também devem preparar perguntas para o outro grupo.
Estação 3 - Debate
Na terceira estação, os alunos deverão debater com os outros grupos. Cada grupo deverá apresentar sua argumentação e responder às perguntas dos outros grupos.
Exemplo prático: O grupo que defende a legalização da maconha deverá apresentar sua argumentação e responder às perguntas do grupo que é contra a legalização.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após as estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as diferentes argumentações apresentadas e chegar a uma conclusão comum.Etapa 4 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando a importância do debate e das diferentes visões sobre um mesmo tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação;
- Estimular a escuta ativa e a compreensão de diferentes pontos de vista;
- Aprender a trabalhar em grupo para buscar conclusões comuns.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados;
- Habilidade de escuta ativa e compreensão de diferentes pontos de vista;
- Trabalho em grupo e busca de conclusões comuns.
Ações do professor
- Introduzir o tema do debate e explicar as atividades propostas;
- Orientar os alunos nas atividades e esclarecer dúvidas;
- Conduzir a discussão em grupo e estimular a busca de conclusões comuns;
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar e criar argumentos para defender sua posição;
- Praticar a escuta ativa e anotar os pontos que concordam e discordam;
- Debater com os outros grupos e apresentar sua argumentação;
- Trabalhar em grupo e buscar conclusões comuns.