Aula sobre Debate

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O debate é uma atividade que estimula o pensamento crítico, a argumentação e a habilidade de se expressar de forma clara e objetiva. Através do debate, os alunos aprendem a considerar diferentes perspectivas sobre um assunto, desenvolvem a capacidade de escuta ativa e aprendem a respeitar opiniões divergentes. Além disso, o debate é uma habilidade importante no mundo atual, no qual a comunicação é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Nesta atividade, os alunos serão estimulados a criar um mapa conceitual sobre o tema e seus subtópicos, utilizando a metodologia sala de aula invertida.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize aos alunos, antes da atividade presencial, textos de opinião ou notícias que apresentem diferentes perspectivas sobre um assunto relevante. Proponha aos alunos que façam a leitura e análise desses textos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade contextualizando o tema e apresentando exemplos de debates que ocorrem na sociedade, como debates políticos, debates sobre meio ambiente e debates esportivos. Em seguida, pergunte como foi a atividade prévia que eles realizam em casa. Peça que alguns alunos compartilhem as suas análises sobre os textos enviados.

  3. Etapa 3 - Escolha do tema

    Ofereça uma lista de temas passíveis de debate aos alunos. Faça uma votação para a escolha do tema que norteará a atividade. Abaixo, algumas sugestões de temas atuais.

    1\. Uso de dispositivos eletrônicos na sala de aula: benefícios e desafios.

    2\. Importância da preservação do meio ambiente: ações individuais e coletivas.

    3\. Violência nas escolas: medidas de prevenção e combate.

    4\. Alimentação saudável em comparação a alimentos processados: impactos na saúde.

    5\. O papel das redes sociais na vida dos jovens: vantagens e desvantagens.

    6\. Igualdade de gênero e empoderamento feminino.

    7\. Consumo consciente: impactos sociais e ambientais.

    8\. Bullying e cyberbullying: como enfrentar e combater.

    9\. O poder das fake news: desafios da era da informação.

    10\. A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.


  4. Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual

    Após a escolha do tema, os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um exemplo de mapa conceitual para orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, utilizando fontes confiáveis como livros, artigos e sites acadêmicos. Caso não seja possível pesquisar de forma on-line, forneça aos alunos textos impressos que tragam repertório a eles sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações que encontraram e elaborar argumentos para defender suas ideias. Estimule a participação de todos os alunos e mediar a discussão.

  7. Etapa 7 - Debate em sala de aula

    Os alunos devem debater o tema em sala de aula, utilizando os argumentos que elaboraram anteriormente. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e estimular a escuta ativa.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o debate e sobre o processo de elaboração do mapa conceitual. Faça perguntas como: "O que você aprendeu com o debate?" e "Como o mapa conceitual ajudou na sua compreensão do tema?".

  9. Etapa 9 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os pontos principais do debate e fazendo uma síntese do que foi discutido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa;
  • Estimular a pesquisa e o uso de fontes confiáveis;
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Utilização de fontes confiáveis;
  • Qualidade do mapa conceitual;
  • Reflexão sobre o processo de elaboração do mapa conceitual e do debate.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar;
  • Fornecer feedback sobre os argumentos apresentados;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de elaboração do mapa conceitual e do debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos;
  • Elaborar argumentos para defender suas ideias;
  • Participar ativamente do debate;
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias;
  • Refletir sobre o processo de elaboração do mapa conceitual e do debate.