Aula sobre Declaracao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A declaração é um gênero textual que pode ser encontrado em diversos contextos, como relatórios, declarações de amor, declarações de imposto de renda, entre outras situações. Neste material, vamos trabalhar com a declaração no contexto dos regimentos e estatutos de organizações escolares. Utilizaremos o Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver a habilidade dos alunos em contribuir com a escrita de textos normativos, levando em conta o contexto de produção e as características do gênero em questão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o que é uma declaração e como serão realizadas as atividades com o MDC.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar, em grupos, um template de avaliação por rubrica para a produção de declarações. O template deve conter os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para os seguintes itens: coesão e coerência, clareza e objetividade, uso correto da norma culta da língua portuguesa, uso adequado do gênero textual e adequação ao contexto de produção. Oriente a criação do template.

  3. Etapa 3 - Debate crítico sobre o regimento escolar

    Apresente o regimento escolar para os alunos e divida a turma em grupos. Cada grupo irá analisar um artigo do regimento, utilizando o template de avaliação por rubrica que criaram na etapa anterior. Os grupos deverão expor suas ideias e argumentar sobre a importância e relevância do artigo escolhido e debater os diferentes pontos de vista.

  4. Etapa 4 - Produção de declarações

    Os alunos deverão produzir, individualmente, uma declaração sobre um tema relacionado à escola, como a importância do grêmio estudantil, a relevância da leitura na formação do estudante, entre outros. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para orientar a produção do texto.

  5. Etapa 5 - Troca e avaliação de declarações

    Os alunos irão trocar suas declarações com um colega e avaliar o texto utilizando o template de avaliação por rubrica. Em seguida, irão dar feedbacks sobre a produção do colega e sugerir melhorias.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre as atividades realizadas e reforce a importância do trabalho com a escrita de textos normativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos normativos.
  • Trabalhar a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Ampliar o repertório dos alunos sobre o gênero declaração.

Critérios de avaliação

  • Coesão e coerência.
  • Clareza e objetividade.
  • Uso correto da norma culta da língua portuguesa.
  • Uso adequado do gênero textual.
  • Adequação ao contexto de produção.

Ações do professor

  • Orientar a criação do template de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o regimento escolar e orientar a divisão em grupos.
  • Dar feedback sobre as produções dos alunos.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Analisar um artigo do regimento escolar e debater sobre o tema.
  • Produzir uma declaração sobre um tema relacionado à escola.
  • Trocar e avaliar as declarações dos colegas.