Aula sobre Defeitos Da Visao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Vamos explorar o tema "Problemas de visão" e entender a importância da visão para a interação do organismo com o meio. Vamos aprender sobre o funcionamento do olho humano e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. Esse tema é muito importante, pois a visão é um dos sentidos mais importantes para a vida humana, e muitas pessoas sofrem com problemas de visão que podem ser corrigidos. Além disso, a metodologia que utilizaremos será o Design Sprint, que é uma forma de trabalho colaborativo que ajuda a desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas complexos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema "Problemas de visão", explicando a importância da visão para o ser humano. Em seguida, irá explicar como a metodologia Design Sprint será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre o funcionamento do olho humano e como ele capta e interpreta as imagens. Eles podem utilizar livros, enciclopédias, sites especializados, entre outros recursos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de um olho humano e identificar as diferentes partes que o compõem. Eles podem utilizar papel e lápis para desenhar ou utilizar softwares de desenho.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão selecionar um defeito da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros) e pesquisar sobre as lentes adequadas para a correção desse defeito. Eles devem decidir qual lente é a mais adequada para cada caso.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de uma lente para a correção do defeito escolhido. Eles podem utilizar materiais como papelão, plástico, vidro, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar as lentes que criaram e verificar se elas são efetivas na correção do defeito escolhido. Eles podem utilizar diferentes objetos para testar a qualidade das lentes.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade para a turma, explicando o defeito escolhido, a lente selecionada e o protótipo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância da visão para o ser humano
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de soluções para problemas complexos
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e utilizar diferentes recursos para a obtenção de informações

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a criação dos protótipos
  • Qualidade e efetividade das lentes criadas pelos alunos
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos durante a atividade
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o funcionamento do olho humano
  • Criar um esboço de um olho humano
  • Selecionar a lente adequada para a correção de um defeito da visão
  • Criar um protótipo de uma lente
  • Testar a efetividade da lente criada.