Aula sobre Defeitos Da Visao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Problemas de visão são muito comuns e podem afetar o desempenho das pessoas em diversas atividades. Por isso, é importante entender como funciona o olho humano e como corrigir esses problemas. A proposta é trabalharmos com a metodologia Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as necessidades das pessoas com problemas de visão e a encontrar soluções criativas para esses problemas. Para isso, vamos criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender como as pessoas com problemas de visão pensam, sentem, ouvem, falam e veem. Com base nessas informações, poderemos escolher as lentes adequadas para corrigir cada tipo de problema de visão.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema "Problemas de visão" e explicar por que é importante entender como o olho humano funciona e como corrigir esses problemas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão se colocar no lugar de uma pessoa com problemas de visão e tentar entender suas necessidades e desafios.

  3. Etapa 3 - Identificação dos tipos de problemas de visão

    Apresentar os diferentes tipos de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, e explicar como cada um deles afeta a visão.

  4. Etapa 4 - Seleção das lentes adequadas

    Com base nas informações do mapa de empatia e nos tipos de problemas de visão, os alunos irão escolher as lentes adequadas para corrigir cada tipo de problema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas e apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma e discutir os prós e contras de cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Fazer um fechamento da aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio
  • Desenvolver a habilidade de selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir soluções criativas para problemas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia
  • Escolha correta das lentes para corrigir cada tipo de problema de visão
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação das soluções

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na escolha das lentes adequadas
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação das soluções

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia
  • Escolher as lentes adequadas para corrigir cada tipo de problema de visão
  • Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação das soluções