Aula sobre Defeitos Da Visao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. É por meio dela que somos capazes de captar e interpretar as imagens do mundo ao nosso redor. No entanto, muitas pessoas sofrem com problemas de visão que podem prejudicar sua qualidade de vida. A proposta é que os alunos discutam sobre os tipos de problemas de visão mais comuns e como eles podem ser corrigidos por meio do uso de lentes adequadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema da aula e explicar o objetivo da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Fornecer um modelo para que os alunos possam se basear.

  3. Etapa 3 - Debate sobre problemas de visão

    Os grupos deverão discutir sobre os tipos mais comuns de problemas de visão, suas causas e sintomas. Você deverá orientar e mediar a discussão.

  4. Etapa 4 - Seleção de lentes adequadas

    Os grupos deverão discutir sobre as lentes adequadas para corrigir cada tipo de problema de visão e justificar suas escolhas. Você deverá orientar e mediar a discussão.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação por rubrica e suas conclusões sobre os problemas de visão e as lentes adequadas para corrigi-los.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você deverá fazer uma reflexão final sobre a atividade e reforçar a importância do cuidado com a saúde dos olhos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio;
  • Estimular a reflexão crítica sobre os problemas de visão e as lentes adequadas para corrigi-los;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criação de template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos;
  • Justificativa coerente e fundamentada para a seleção das lentes adequadas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica;
  • Estimular a reflexão crítica e a justificativa fundamentada;
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade e reforçar a importância do cuidado com a saúde dos olhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos;
  • Justificar de forma coerente e fundamentada a seleção das lentes adequadas.