Aula sobre Defeitos Da Visao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Problemas de visão são muito comuns e podem afetar a qualidade de vida das pessoas. A visão é um dos sentidos mais importantes para a interação do organismo com o meio, permitindo a captação e interpretação das imagens. O objetivo é que os alunos aprendam sobre o funcionamento do olho humano e como selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar aos alunos o tema "Problemas de visão", contextualizando a importância da visão para a interação do organismo com o meio. Você poderá utilizar imagens e vídeos para ilustrar o funcionamento do olho humano.Etapa 2 - Explicação dos defeitos de visão
Explicar aos alunos os diferentes defeitos de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Você poderá utilizar exemplos práticos, como testes de visão, para ilustrar cada defeito.Etapa 3 - Correção dos defeitos de visão
Explicar aos alunos como selecionar lentes adequadas para a correção de cada defeito de visão. Os alunos poderão realizar atividades práticas, como simulação de seleção de lentes, para fixar o conteúdo.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você poderá fornecer um modelo para que os alunos se baseiem.Etapa 5 - Preenchimento do template
Os alunos preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs com o que aprenderam sobre os defeitos de visão e a correção deles. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na criação do template.Etapa 6 - Socialização dos templates
Os alunos socializarão seus templates com a turma, apresentando o que aprenderam e como avaliaram a atividade.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação formativa da atividade, utilizando os templates de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio.
- Capacitar os alunos para selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos diferentes defeitos de visão.
- Seleção adequada de lentes para a correção de cada defeito de visão.
- Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
- Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação na socialização dos templates.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da visão.
- Explicar os diferentes defeitos de visão e a correção deles.
- Auxiliar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer a avaliação formativa da atividade.
- Tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar da explicação dos diferentes defeitos de visão e da correção deles.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com o que aprenderam sobre os defeitos de visão e a correção deles.
- Participar da socialização dos templates.
- Tirar dúvidas e pedir auxílio ao professor durante a atividade.