Descobrimento do Brasil
Será que foram os Portugueses que descobriram o Brasil? Acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia para saber!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Dizer que o Brasil foi “descoberto” em 1500 não faz muito sentido, porque:
Atividade completaA)
Considerar o ano de 1500 como marco inicial da nossa História é deixar de lado a história e as características dos povos indígenas originários que já moravam nessas terras antes dessa data.B) Considerar 1500 como data inicial da nossa História retrata a realidade, já que os portugueses foram os primeiros povos a descobrir o Brasil.
C) Considerar o ano de 1500 como marco inicial da nossa História é deixar de lado a história e as características dos povos imigrantes que já moravam nonosso país antes dessa data.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Cultura Maker:
O tema "Descobrimento do Brasil" é um assunto muito presente no cotidiano dos estudantes, pois é um evento histórico que faz parte da formação do país. Nesta aula, a metodologia Cultura Maker será aplicada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade e para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Atividade completa4. Design Sprint:
O tema "Descobrimento do Brasil" é um momento importante da história do país que marcou o início da colonização portuguesa, mas vale lembrar que essa história não começou com a chegada dos europeus, já havia povos indígenas e outras comunidades que habitavam o território brasileiro. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, visando desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Atividade completa5. Gamificação:
O tema "Descobrimento do Brasil" é um dos assuntos mais importantes da história do nosso país e é fundamental para entendermos a nossa identidade enquanto nação. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação com objetivo de desenvolver a habilidade em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O tema "Descobrimento do Brasil" é um assunto importante na história do país e pode ser encontrado em diversos aspectos da nossa cultura e sociedade. É importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social da época, bem como as consequências e impactos que o descobrimento trouxe para a sociedade brasileira. Nesta aula, será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, visando desenvolver a habilidade em "selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Atividade completa7. Rotação por estações:
O tema "Descobrimento do Brasil" é um assunto bastante importante na história do nosso país. Ele remete ao momento em que os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram a colonização, o que teve grande impacto na vida dos povos originários que já habitavam essas terras. É importante que os alunos entendam a importância desse evento histórico e como ele influenciou a formação da nossa sociedade atual. Na aula de hoje, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O tema "Descobrimento do Brasil" é muito importante para entendermos a formação do nosso país. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos sobre os povos originários e a colonização do Brasil. Para isso, vamos abordar a importância de reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: