Aula sobre Descobrimento Do Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Descobrimento do Brasil" é um assunto importante na história do país e pode ser encontrado em diversos aspectos da nossa cultura e sociedade. É importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social da época, bem como as consequências e impactos que o descobrimento trouxe para a sociedade brasileira. Nesta aula, será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, visando desenvolver a habilidade em "selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Descobrimento do Brasil" e contextualize a época histórica. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por pesquisar e debater sobre um subtema relacionado ao descobrimento do Brasil, como a chegada dos portugueses, a resistência indígena, a escravidão, demarcação de terras indígenas e quilombolas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar e coletar informações sobre o seu subtema. O professor poderá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, revistas, jornais e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater sobre o subtema com os demais grupos. O professor irá mediar o debate e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos demais durante o debate com o modelo de avaliação por rubrica desenvolvido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema e incentivar os alunos a continuarem pesquisando e debatendo sobre assuntos históricos e sociais relevantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e coletar informações sobre um tema específico.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no debate e na criação do modelo de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.

Ações do professor

  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e orientar os alunos na coleta de informações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante o debate e a criação do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre um subtema relacionado ao descobrimento do Brasil.
  • Debater e apresentar argumentos coerentes e consistentes durante o debate.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica claro e objetivo.