Aula sobre Descobrimento Do Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Descobrimento do Brasil" é um assunto bastante importante na história do nosso país. Ele remete ao momento em que os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram a colonização, o que teve grande impacto na vida dos povos originários que já habitavam essas terras. É importante que os alunos entendam a importância desse evento histórico e como ele influenciou a formação da nossa sociedade atual. Na aula de hoje, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que foi o Descobrimento do Brasil e sua importância histórica.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Mapa

    Nessa estação, os alunos terão acesso a um mapa do Brasil e algumas informações sobre os povos originários que habitavam o país antes da chegada dos portugueses. Eles deverão identificar a localização desses povos no mapa e fazer uma breve pesquisa sobre sua história e cultura.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Quilombos

    Nessa estação, os alunos terão acesso a informações sobre os quilombos e sua importância na luta contra a escravidão. Eles deverão pesquisar sobre um quilombo específico e apresentar suas descobertas para o grupo.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Povos das florestas e do cerrado

    Nessa estação, os alunos terão acesso a informações sobre os povos que habitam as florestas e o cerrado brasileiro. Eles deverão pesquisar sobre um desses povos e apresentar suas descobertas para o grupo.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das informações pesquisadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma breve conclusão sobre o tema, ressaltando a importância de reconhecer os direitos legais das comunidades mencionadas e destacando a relevância de conhecer a história do nosso país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o tema.
  • Estimular a cooperação e trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a importância dos povos originários e comunidades tradicionais na formação da sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nas pesquisas realizadas.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades propostas e os objetivos da aula.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a cooperação e trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e selecionar informações relevantes para apresentação ao grupo.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.