Aula sobre Descobrimento Do Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Descobrimento do Brasil" é muito importante para entendermos a formação do nosso país. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos sobre os povos originários e a colonização do Brasil. Para isso, vamos abordar a importância de reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar aos alunos o tema "Descobrimento do Brasil" e sua importância histórica. Em seguida, deve explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Na aula anterior o professor irá disponibilizar livros ou links de textos sobre os povos originários do Brasil e suas territorialidades. Os alunos devem fazer a pesquisa e as informações mais importantes e relevantes devem ser anotadas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias e conceitos. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    O professor deve promover uma reflexão em sala de aula sobre a importância de reconhecer as territorialidades dos povos originários e das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  6. Etapa 6 - Texto coletivo

    Os alunos devem elaborar um texto coletivo sobre a importância de reconhecer as territorialidades desses grupos sociais, utilizando as informações aprendidas durante a aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema, ressaltando a importância de reconhecer os direitos legais das comunidades mencionadas e destacando a relevância de conhecer a história do nosso país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a pesquisa.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de explicar suas ideias e conceitos durante a apresentação dos mapas.
  • Participação dos alunos durante a discussão em sala de aula.
  • Qualidade do texto coletivo elaborado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Fornecer materiais e recursos para auxiliar na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em sala de aula de forma respeitosa e democrática.
  • Avaliar os alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do mapa conceitual.
  • Apresentar suas ideias e conceitos de forma clara e objetiva durante a apresentação dos mapas.
  • Participar da discussão em sala de aula de forma respeitosa e democrática.
  • Elaborar um texto coletivo de qualidade.
  • Respeitar as regras e os critérios de avaliação estabelecidos pelo professor.