Aula sobre Desenhando Arvores

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A arte é uma forma de expressão que nos permite criar, imaginar e explorar o mundo ao nosso redor. Vamos nos concentrar em um elemento muito presente em nosso cotidiano: as árvores. As árvores são elementos importantes da natureza, fornecendo sombra, oxigênio e habitat para muitos animais. Além disso, elas são uma fonte de inspiração para muitos artistas, que as retratam em suas obras. Vamos explorar como desenhar árvores pode ser uma forma de expressão artística e como podemos usar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas para desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema e apresentando exemplos de obras de arte que retratam árvores. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo para registrar todo o processo de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os grupos irão discutir e definir um problema relacionado ao desenho de árvores. Por exemplo: "Como representar a textura das folhas de uma árvore em um desenho?" ou "Como escolher as cores certas para representar a luz e a sombra em um desenho de árvore?".

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão pesquisar e discutir diferentes alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles podem buscar inspiração em obras de arte, tutoriais de desenho ou em sua própria criatividade.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão trabalhar juntos para criar um desenho de árvore que represente essa solução. Eles podem usar diferentes técnicas de desenho, como lápis de cor, aquarela ou guache.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu desenho e explicar como eles resolveram o problema proposto. Os alunos podem compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de aprendizagem e registrar suas reflexões em seus diários de bordo. Faça perguntas para ajudá-los a refletir, como "O que você aprendeu sobre desenho de árvores?" ou "Como a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas ajudou você a aprender?".

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre e faça uma síntese do que foi aprendido. Destaque os principais pontos discutidos pelos grupos e enfatize a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos alunos.
  • Qualidade do desenho produzido pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de explicar e justificar suas escolhas durante a apresentação.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de arte que retratam árvores.
  • Orientar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Fazer perguntas para ajudar os alunos a refletir sobre o processo de aprendizagem.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo.
  • Registrar todo o processo de aprendizagem em um diário de bordo.
  • Pesquisar e discutir diferentes alternativas para resolver o problema proposto.
  • Trabalhar em grupo para criar um desenho de árvore que represente a solução escolhida.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e registrar suas reflexões em seus diários de bordo.