Aula sobre Desenhando Arvores

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte de desenhar árvores é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em diversas culturas e períodos históricos. Além disso, a natureza é uma fonte de inspiração para muitos artistas. Os alunos terão a oportunidade de explorar as diferentes formas de representar árvores por meio do desenho, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. A Dinâmica dos 3 Qs será utilizada como uma ferramenta de avaliação para que os alunos possam refletir sobre a atividade e desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando imagens de diferentes tipos de árvores e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre elas. Em seguida, explique a atividade que será realizada e apresente a Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Observação

    Os alunos devem observar as árvores ao redor da escola ou em imagens e anotar as características que mais chamam a atenção, como a forma, o tamanho, a textura da casca, as folhas e as cores.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os alunos devem criar o template da Dinâmica dos 3 Qs em uma folha de papel, dividindo-a em três campos: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Explique que cada campo representa uma avaliação diferente da atividade.

  4. Etapa 4 - Desenho

    Os alunos devem escolher uma árvore para desenhar e utilizar as informações que coletaram na etapa de observação para criar uma representação da árvore no papel. Oriente os alunos sobre as técnicas de desenho, como a utilização de linhas, sombras e texturas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e refletindo sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos devem apresentar seus desenhos e compartilhar suas avaliações com a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes técnicas utilizadas e as características das árvores representadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância da observação e da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na criação de uma representação artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar a observação e a reflexão sobre a natureza.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas de desenho.
  • Representação fiel das características da árvore escolhida.
  • Participação na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar as imagens e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos sobre as técnicas de desenho.
  • Incentivar a participação na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Observar as características das árvores.
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenhar a árvore escolhida.