Aula sobre Desenhando Arvores

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A atividade "Desenhando árvores" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas. Além disso, a atividade busca estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos, bem como a valorização da natureza e suas formas. Para isso, os alunos serão incentivados a observar as árvores em seu entorno e a criar desenhos que representem suas características.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie com um momento de reflexão sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida humana. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template de registro de aprendizagem

    Apresente o template de registro de aprendizagem que os alunos utilizarão durante a atividade. O template deve conter os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para o desenho da árvore e suas características.

  3. Etapa 3 - Observação das árvores

    Os alunos serão convidados a observar as árvores do entorno da escola e a registrar suas características no template de registro de aprendizagem. Forneça orientações sobre como observar as árvores e quais características devem ser registradas.

  4. Etapa 4 - Desenho das árvores

    Com base nas informações registradas no template de registro de aprendizagem, os alunos deverão criar um desenho que represente a árvore observada. Forneça orientações sobre técnicas de desenho e materiais a serem utilizados.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Ao final da atividade, os alunos farão um momento de reflexão sobre o que aprenderam durante a atividade, compartilhando suas experiências e desenhos com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos.
  • Valorizar a natureza e suas formas.

Critérios de avaliação

  • Observação e registro correto das características das árvores.
  • Utilização adequada das técnicas de desenho.
  • Criatividade na representação das árvores.

Ações do professor

  • Fornecer orientações sobre como observar as árvores e quais características devem ser registradas.
  • Orientar os alunos sobre técnicas de desenho e materiais a serem utilizados.
  • Estimular a reflexão sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida humana.

Ações do aluno

  • Observar as árvores do entorno da escola e registrar suas características.
  • Criar um desenho que represente a árvore observada.
  • Compartilhar suas experiências e desenhos com a turma.