Aula sobre Desenhando Arvores

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Desenhar árvores é uma atividade que pode parecer simples, mas que envolve muitos elementos constitutivos das artes visuais. As árvores possuem formas, cores, texturas e movimentos únicos, que podem ser explorados pelos alunos. Além disso, as árvores são elementos presentes em nosso cotidiano, seja na cidade ou no campo, e possuem grande importância para o meio ambiente. Os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor irão pesquisar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas, bem como sobre os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas árvores. A banca julgadora irá pesquisar sobre os critérios de avaliação a serem utilizados na atividade.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais presentes nelas. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e argumentos apresentados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Criação de desenhos

    Os alunos irão criar desenhos de árvores, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais discutidos no debate. O grupo de observadores irá avaliar os desenhos criados pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos desenhos

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e explicar como utilizaram os elementos constitutivos das artes visuais na criação de suas obras.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e a importância dos elementos constitutivos das artes visuais na criação de obras de arte.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.
  • Desenvolver a habilidade de criar desenhos utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais nos desenhos criados.
  • Coerência entre os argumentos apresentados e as pesquisas realizadas.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Conduzir a pesquisa e o debate sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Avaliar os desenhos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos coerentes.
  • Criar desenhos utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.