Aula sobre Desenhando Arvores
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Desenhar árvores é uma atividade que pode parecer simples, mas que envolve muitos elementos constitutivos das artes visuais. As árvores possuem formas, cores, texturas e movimentos únicos, que podem ser explorados pelos alunos. Além disso, as árvores são elementos presentes em nosso cotidiano, seja na cidade ou no campo, e possuem grande importância para o meio ambiente. Os alunos irão desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa e preparação
Os grupos defensor e opositor irão pesquisar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas, bem como sobre os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas árvores. A banca julgadora irá pesquisar sobre os critérios de avaliação a serem utilizados na atividade.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais presentes nelas. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 4 - Criação de desenhos
Os alunos irão criar desenhos de árvores, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais discutidos no debate. O grupo de observadores irá avaliar os desenhos criados pelos colegas.Etapa 5 - Apresentação dos desenhos
Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e explicar como utilizaram os elementos constitutivos das artes visuais na criação de suas obras.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade e a importância dos elementos constitutivos das artes visuais na criação de obras de arte.Etapa 7 - Encerramento
Encerre e agradeça a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a pesquisa e o debate sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.
- Desenvolver a habilidade de criar desenhos utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais nos desenhos criados.
- Coerência entre os argumentos apresentados e as pesquisas realizadas.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Conduzir a pesquisa e o debate sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais.
- Avaliar os desenhos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a importância das árvores e os elementos constitutivos das artes visuais.
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos coerentes.
- Criar desenhos utilizando os elementos constitutivos das artes visuais.