Aula sobre Desenhando Arvores

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Desenhar árvores é uma atividade que pode ser encontrada em diversas áreas, como na botânica, na arquitetura paisagística e na arte. Os alunos aprenderão a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento, na apreciação de diferentes produções artísticas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Desenho livre

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de desenhar livremente árvores utilizando diferentes materiais, como lápis, canetas coloridas e giz de cera. Forneça exemplos de desenhos de árvores para inspirar os alunos.

    Estação 2 - Análise de obras de arte

    Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que retratam árvores e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas obras. Forneça imagens de obras de arte para os alunos analisarem.

    Estação 3 - Desenho de observação

    Nesta estação, os alunos irão fazer um desenho de observação de uma árvore presente no ambiente escolar. Forneça orientações sobre como fazer um desenho de observação e quais elementos observar.


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e aprendizados. Medie a conversa e estimule os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as atividades realizadas.

  4. Etapa 4 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais aprendizados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas obras de arte analisadas.
  • Qualidade do desenho de observação da árvore.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar as atividades em grupo e estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer uma reflexão final sobre os principais aprendizados da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Identificar corretamente os elementos constitutivos das artes visuais nas obras de arte analisadas.
  • Fazer um desenho de observação de qualidade da árvore.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado na aula.