Aula sobre Desenhando Arvores
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Desenho livreNesta estação, os alunos terão a oportunidade de desenhar livremente árvores utilizando diferentes materiais, como lápis, canetas coloridas e giz de cera. Forneça exemplos de desenhos de árvores para inspirar os alunos.
Estação 2 - Análise de obras de arte
Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que retratam árvores e identificar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas obras. Forneça imagens de obras de arte para os alunos analisarem.
Estação 3 - Desenho de observação
Nesta estação, os alunos irão fazer um desenho de observação de uma árvore presente no ambiente escolar. Forneça orientações sobre como fazer um desenho de observação e quais elementos observar.
Etapa 3 - Roda de conversa
Ao final das estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e aprendizados. Medie a conversa e estimule os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as atividades realizadas.Etapa 4 - Reflexão individual
Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras atividades.Etapa 5 - Encerramento
Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais aprendizados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas obras de arte analisadas.
- Qualidade do desenho de observação da árvore.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
- Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar as atividades em grupo e estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma reflexão final sobre os principais aprendizados da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Identificar corretamente os elementos constitutivos das artes visuais nas obras de arte analisadas.
- Fazer um desenho de observação de qualidade da árvore.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado na aula.