Aula sobre Desenho De Imaginacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O desenho de imaginação é uma habilidade importante para qualquer artista, pois permite que ele crie personagens, cenários e objetos a partir de sua própria imaginação. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço." Para isso, os alunos irão pesquisar diferentes estilos de desenho de imaginação, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criarão seus próprios desenhos a partir dessas referências.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O desenho de imaginação é uma habilidade importante para qualquer artista, pois permite que ele crie personagens, cenários e objetos a partir de sua própria imaginação. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço." Para isso, os alunos irão pesquisar diferentes estilos de desenho de imaginação, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criarão seus próprios desenhos a partir dessas referências.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema do desenho de imaginação, explicando o que é e sua importância para a arte. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada nesta atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar diferentes estilos de desenho de imaginação, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles podem utilizar livros, revistas, internet e outros recursos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar as informações encontradas. Cada grupo irá escolher um estilo de desenho de imaginação para trabalhar em seu diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os alunos irão criar o diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles irão utilizar as informações pesquisadas para contextualizar o estilo de desenho escolhido no tempo e no espaço, e criarão seus próprios desenhos a partir dessas referências.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e seus desenhos para a turma, explicando o estilo de desenho de imaginação escolhido e como ele foi contextualizado no tempo e no espaço.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens e estilos de desenho de imaginação apresentados.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando a importância do desenho de imaginação e da contextualização no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de seus próprios desenhos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a contextualização do estilo de desenho de imaginação no tempo e no espaço.
  • Qualidade dos desenhos criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do desenho de imaginação e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo e na contextualização do estilo de desenho de imaginação no tempo e no espaço.

Ações do aluno

  • Pesquisar diferentes estilos de desenho de imaginação, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo.
  • Criar seus próprios desenhos a partir das referências pesquisadas.