Aula sobre Desenho De Imaginacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O desenho de imaginação é uma habilidade que permite ao aluno criar e representar visualmente ideias, conceitos e histórias que não existem no mundo real. É uma forma de expressão artística que pode ser aplicada em diversas áreas, como animação, ilustração, design gráfico, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O desenho de imaginação é uma habilidade que permite ao aluno criar e representar visualmente ideias, conceitos e histórias que não existem no mundo real. É uma forma de expressão artística que pode ser aplicada em diversas áreas, como animação, ilustração, design gráfico, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Cultura Maker, criando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do desenho de imaginação. Em seguida, apresente exemplos de desenhos de imaginação em diferentes áreas, como animação, ilustração e design gráfico.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos irão criar um modelo com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal" e irão utilizá-lo para avaliar a atividade ao final da atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa de referências

    Os alunos irão pesquisar referências de desenhos de imaginação em diferentes áreas, como animação, ilustração e design gráfico. Eles deverão escolher pelo menos três referências e apresentá-las para a turma.

  5. Etapa 5 - Desenho de imaginação

    Os alunos irão criar um desenho de imaginação baseado em uma das referências pesquisadas. Eles deverão utilizar técnicas de desenho, como luz e sombra, perspectiva e proporção.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos desenhos

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e explicar como utilizaram as técnicas de desenho. Os outros alunos irão avaliar os desenhos utilizando a dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as referências pesquisadas e os desenhos criados pelos alunos. Os alunos irão compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o modelo da dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio do desenho de imaginação.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para promover o aprendizado colaborativo e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas de desenho, como luz e sombra, perspectiva e proporção.
  • Pesquisa de referências de desenhos de imaginação em diferentes áreas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do modelo da dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Criatividade e originalidade na criação do desenho de imaginação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do desenho de imaginação.
  • Conduzir a dinâmica dos 3 Qs e explicar como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa de referências e na criação do desenho de imaginação.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as referências pesquisadas e os desenhos criados pelos alunos.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar referências de desenhos de imaginação em diferentes áreas.
  • Criar um desenho de imaginação baseado em uma das referências pesquisadas.
  • Apresentar o desenho para a turma e explicar como utilizou as técnicas de desenho.
  • Avaliar os desenhos dos outros alunos utilizando o modelo da dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as referências pesquisadas e os desenhos criados pelos alunos.