Aula sobre Desenho De Imaginacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O desenho de imaginação é uma habilidade muito importante para os artistas, pois permite que eles criem personagens, cenários e objetos que não existem na realidade. Essa técnica é muito utilizada em animações, jogos, quadrinhos e filmes. Nesta atividade, os alunos aprenderão a desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de trabalhar em equipe para solucionar problemas de forma criativa e rápida. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Ao final da atividade, os alunos terão desenvolvido a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
O desenho de imaginação é uma habilidade muito importante para os artistas, pois permite que eles criem personagens, cenários e objetos que não existem na realidade. Essa técnica é muito utilizada em animações, jogos, quadrinhos e filmes. Nesta atividade, os alunos aprenderão a desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de trabalhar em equipe para solucionar problemas de forma criativa e rápida. Eles irão criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Ao final da atividade, os alunos terão desenvolvido a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a metodologia Design Sprint será aplicada. Os alunos serão convidados a participar da atividade e a formar grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Entender
Os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles deverão buscar referências em livros, revistas, internet e outros materiais que estiverem disponíveis. Cada grupo deverá apresentar suas referências para a turma.Etapa 4 - Esboçar
Os alunos irão criar esboços de personagens, cenários e objetos que não existem na realidade. Eles deverão usar a imaginação e a criatividade para desenvolver suas ideias. Oriente os alunos e dê dicas sobre técnicas de desenho.Etapa 5 - Decidir
Os grupos irão escolher uma ideia para desenvolver. Eles deverão justificar a escolha e explicar como pretendem desenvolver a ideia.Etapa 6 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo do personagem, cenário ou objeto escolhido. Eles poderão usar diferentes materiais, como lápis, canetas, papel, argila, entre outros.Etapa 7 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma. Os alunos deverão explicar como chegaram ao resultado e receberão feedback dos colegas e do professor.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe para solucionar problemas de forma criativa e rápida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade dos esboços e protótipos criados.
- Capacidade de contextualizar os estilos visuais pesquisados.
- Capacidade de justificar a escolha da ideia desenvolvida.
- Capacidade de receber e dar feedback de forma construtiva.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e análise dos estilos visuais.
- Dar dicas sobre técnicas de desenho.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Dar feedback construtivo aos alunos.
- Encorajar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
- Criar esboços e protótipos de personagens, cenários e objetos.
- Trabalhar em equipe para solucionar problemas de forma criativa e rápida.
- Justificar a escolha da ideia desenvolvida.
- Dar e receber feedback de forma construtiva.