Aula sobre Desenho De Imaginacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O desenho de imaginação é uma técnica que permite ao artista criar imagens a partir de sua própria imaginação, sem a necessidade de um modelo ou referência visual. É uma habilidade importante para artistas de todas as idades e níveis de habilidade, pois permite que eles criem obras de arte únicas e pessoais. Nesta atividade, os alunos aprenderão a técnica de desenho de imaginação e como aplicá-la em seus próprios trabalhos. Eles também irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, que combina o ensino presencial e online, permitindo que os alunos aprendam de maneira mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O desenho de imaginação é uma técnica que permite ao artista criar imagens a partir de sua própria imaginação, sem a necessidade de um modelo ou referência visual. É uma habilidade importante para artistas de todas as idades e níveis de habilidade, pois permite que eles criem obras de arte únicas e pessoais. Nesta atividade, os alunos aprenderão a técnica de desenho de imaginação e como aplicá-la em seus próprios trabalhos. Eles também irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, que combina o ensino presencial e online, permitindo que os alunos aprendam de maneira mais dinâmica e interativa.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a atividade pedindo aos alunos que compartilhem seus conhecimentos prévios sobre desenho de imaginação. Em seguida, apresente exemplos de artistas que utilizam essa técnica em seus trabalhos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa online sobre diferentes estilos visuais, como o surrealismo, o expressionismo e o cubismo. Eles deverão encontrar exemplos de obras de arte que utilizam esses estilos e contextualizá-las no tempo e no espaço.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir suas pesquisas e compartilhar as informações que encontraram. Circule pela sala, ajudando os alunos a esclarecer dúvidas e orientando a discussão.

  5. Etapa 5 - Demonstração

    Demonstre a técnica de desenho de imaginação, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos poderão acompanhar a demonstração em seus próprios dispositivos, seguindo suas instruções.

  6. Etapa 6 - Prática

    Os alunos irão praticar a técnica de desenho de imaginação, criando suas próprias obras de arte utilizando diferentes estilos visuais que pesquisaram anteriormente. Circule pela sala, ajudando os alunos a desenvolver suas habilidades e dando feedbacks individuais.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos irão compartilhar suas obras de arte com a turma e discutir o processo de criação. Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar praticando a técnica de desenho de imaginação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, permitindo que eles criem obras de arte únicas e pessoais.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a atividade mais dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica de desenho de imaginação.
  • Contextualização correta dos diferentes estilos visuais pesquisados.
  • Criatividade e originalidade na criação das obras de arte.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos alunos sobre diferentes estilos visuais.
  • Demonstrar a técnica de desenho de imaginação e dar feedbacks individuais aos alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos durante a prática.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre diferentes estilos visuais.
  • Praticar a técnica de desenho de imaginação e criar suas próprias obras de arte.
  • Compartilhar suas obras de arte com a turma e discutir o processo de criação.