Aula sobre Desenho De Imaginacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da imaginação, sem a necessidade de um modelo ou referência. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na animação, na ilustração, na publicidade, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da imaginação, sem a necessidade de um modelo ou referência. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na animação, na ilustração, na publicidade, entre outras. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Eles irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema "Desenho de imaginação" e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos de 4, cada grupo será responsável por escolher um estilo visual para pesquisar e analisar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o estilo visual escolhido, buscando informações sobre sua origem, características e exemplos de obras de arte que utilizam esse estilo.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão se reunir e debater sobre as informações coletadas, discutindo as características e particularidades do estilo visual escolhido. Cada grupo deve escolher um representante para defender o estilo visual e outro para oposição.

  5. Etapa 5 - Preparação para o julgamento

    Cada grupo deve preparar uma apresentação para o julgamento, defendendo ou opondo-se ao estilo visual escolhido. A banca julgadora será formada por outros alunos da turma.

  6. Etapa 6 - Julgamento

    Os grupos apresentarão suas defesas e oposições ao estilo visual escolhido. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o estilo visual vencedor.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade, reforçando a importância da habilidade de desenho de imaginação e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo essa habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica e cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate.
  • Qualidade da apresentação para o julgamento.
  • Habilidade de contextualização histórica e cultural.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade de forma aprofundada e crítica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do debate.
  • Preparar uma apresentação de qualidade para o julgamento.
  • Compartilhar suas opiniões e aprendizados na reflexão.