Aula sobre Desenho De Imaginacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da sua imaginação, sem a necessidade de referências visuais. Essa habilidade é muito valorizada em áreas como animação, ilustração e design gráfico. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criar suas próprias imagens a partir da imaginação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da sua imaginação, sem a necessidade de referências visuais. Essa habilidade é muito valorizada em áreas como animação, ilustração e design gráfico. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criar suas próprias imagens a partir da imaginação.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema do desenho de imaginação e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará na atividade. Ele irá apresentar exemplos de desenhos de imaginação e explicar como eles podem ser encontrados em diferentes áreas da arte e da cultura.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles irão pesquisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles podem pesquisar na internet, em livros ou em revistas de arte. Forneça uma lista de estilos visuais para ajudar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise

    Na segunda estação, os alunos irão analisar os estilos visuais pesquisados na estação anterior. Eles irão observar as características de cada estilo, como cores, formas, texturas e linhas. Forneça uma ficha de análise para ajudar os alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação

    Na terceira estação, os alunos irão criar suas próprias imagens a partir da imaginação, utilizando os estilos visuais pesquisados e analisados nas estações anteriores. Eles podem utilizar lápis de cor, canetas, tintas ou qualquer outro material de desenho. Forneça uma folha de atividade para ajudar os alunos nessa etapa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Na última etapa, os alunos irão apresentar suas imagens para a turma e explicar como utilizaram os estilos visuais pesquisados e analisados nas estações anteriores. Incentive a participação e o feedback dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância do desenho de imaginação e da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais para a criatividade e a expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos por meio do desenho de imaginação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos estilos visuais pesquisados e analisados nas imagens criadas pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das imagens e na explicação do processo criativo.
  • Participação e colaboração nos grupos e na turma.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar e acompanhar os alunos nas estações.
  • Incentivar a participação e o feedback dos colegas.
  • Concluir a atividade reforçando a importância do desenho de imaginação e da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
  • Criar imagens a partir da imaginação, utilizando os estilos visuais pesquisados e analisados.
  • Apresentar as imagens e explicar o processo criativo.
  • Participar e colaborar nos grupos e na turma.
  • Dar feedback aos colegas.