Aula sobre Desenho De Imaginacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da sua imaginação, sem a necessidade de referências visuais. Essa habilidade é muito valorizada em áreas como animação, ilustração e design gráfico. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criar suas próprias imagens a partir da imaginação.
Etapa 1 - Contextualização
O desenho de imaginação é uma habilidade importante para a criatividade e a expressão artística. É a capacidade de criar imagens a partir da sua imaginação, sem a necessidade de referências visuais. Essa habilidade é muito valorizada em áreas como animação, ilustração e design gráfico. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, e criar suas próprias imagens a partir da imaginação.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema do desenho de imaginação e explique como a metodologia Rotação por estações funcionará na atividade. Ele irá apresentar exemplos de desenhos de imaginação e explicar como eles podem ser encontrados em diferentes áreas da arte e da cultura.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles irão pesquisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles podem pesquisar na internet, em livros ou em revistas de arte. Forneça uma lista de estilos visuais para ajudar na pesquisa.Etapa 4 - Estação 2 - Análise
Na segunda estação, os alunos irão analisar os estilos visuais pesquisados na estação anterior. Eles irão observar as características de cada estilo, como cores, formas, texturas e linhas. Forneça uma ficha de análise para ajudar os alunos nessa etapa.Etapa 5 - Estação 3 - Criação
Na terceira estação, os alunos irão criar suas próprias imagens a partir da imaginação, utilizando os estilos visuais pesquisados e analisados nas estações anteriores. Eles podem utilizar lápis de cor, canetas, tintas ou qualquer outro material de desenho. Forneça uma folha de atividade para ajudar os alunos nessa etapa.Etapa 6 - Apresentação
Na última etapa, os alunos irão apresentar suas imagens para a turma e explicar como utilizaram os estilos visuais pesquisados e analisados nas estações anteriores. Incentive a participação e o feedback dos colegas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade reforçando a importância do desenho de imaginação e da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais para a criatividade e a expressão artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos por meio do desenho de imaginação.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos estilos visuais pesquisados e analisados nas imagens criadas pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação das imagens e na explicação do processo criativo.
- Participação e colaboração nos grupos e na turma.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Rotação por estações.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar e acompanhar os alunos nas estações.
- Incentivar a participação e o feedback dos colegas.
- Concluir a atividade reforçando a importância do desenho de imaginação e da pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.
- Criar imagens a partir da imaginação, utilizando os estilos visuais pesquisados e analisados.
- Apresentar as imagens e explicar o processo criativo.
- Participar e colaborar nos grupos e na turma.
- Dar feedback aos colegas.