Aula sobre Desenho De Memoria
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O desenho de memória é uma técnica utilizada para estimular a memória visual e a criatividade dos alunos. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a desenhar um objeto ou lugar que tenham em sua memória, sem o auxílio de referências visuais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho dos colegas em diferentes critérios. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando o que é o desenho de memória e como ele pode ser utilizado para estimular a memória visual e a criatividade dos alunos. Em seguida, apresente exemplos de desenhos de memória e como eles podem ser aplicados no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Seleção do objeto ou lugar (10 minutos)
Os alunos deverão escolher um objeto ou lugar que tenham em sua memória para desenhar. Você poderá sugerir que eles fechem os olhos e tentem lembrar de algum objeto ou lugar que tenham em sua memória.Etapa 3 - Desenho de memória (30 minutos)
Os alunos deverão desenhar o objeto ou lugar escolhido, sem o auxílio de referências visuais. Forneça materiais, como lápis, canetas e papel para a realização da atividade.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)
Os alunos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota, numa escala de 1 a 5, para avaliar o desempenho dos colegas.Etapa 5 - Avaliação por pares (30 minutos)
Os alunos deverão avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior. Oriente os alunos sobre como realizar a avaliação de forma justa e objetiva.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos deverão discutir em grupo os resultados da avaliação e como poderiam melhorar o desempenho em futuras atividades.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Encerre a aula reforçando os objetivos da atividade e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades em desenho de memória.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a memória visual e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e objetiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Explicar o que é o desenho de memória e como ele pode ser utilizado para estimular a memória visual e a criatividade dos alunos.
- Orientar os alunos sobre como realizar a avaliação de forma justa e objetiva.
- Estimular a discussão em grupo sobre os resultados da avaliação e como poderiam melhorar o desempenho em futuras atividades.
Ações do aluno
- Selecionar um objeto ou lugar para desenhar.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado.
- Discutir em grupo os resultados da avaliação e como poderiam melhorar o desempenho em futuras atividades.