Aula sobre Desenho De Memoria

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O desenho de memória é uma técnica utilizada para representar cenas ou objetos a partir da memória. Essa técnica é muito utilizada por artistas e designers para criar novas ideias e composições. Nesta aula, os alunos irão aprender a técnica do desenho de memória e criar um diário de bordo, onde irão registrar suas ideias e soluções para problemas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema do desenho de memória e explique como ele pode ser aplicado na vida cotidiana. Serão apresentados exemplos de artistas que utilizam essa técnica em suas obras.

  2. Etapa 2 - Demonstração da técnica (20 minutos)

    Demonstre a técnica do desenho de memória, mostrando como é possível representar uma cena ou objeto a partir da memória. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e irão criar um diário de bordo, contendo os campos: problema, geração de alternativas e solução. Cada grupo deverá escolher um problema para resolver e registrar suas ideias e soluções no diário.

  4. Etapa 4 - Desenho de memória (60 minutos)

    Cada grupo irá escolher uma das soluções registradas no diário e representá-la por meio do desenho de memória. Os alunos poderão utilizar lápis, canetas ou qualquer outro material de desenho.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e o desenho de memória para a turma. Os alunos deverão explicar o problema escolhido, as ideias geradas e a solução encontrada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as soluções apresentadas e como elas poderiam ser aplicadas na vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual (10 minutos)

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar o desenho de memória e o diário de bordo em sua vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio da geração de ideias e soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do diário de bordo e no desenho de memória.
  • Clareza na apresentação do problema, das ideias geradas e da solução encontrada.
  • Criatividade e originalidade na solução apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica do desenho de memória.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo e no desenho de memória.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo e do desenho de memória.
  • Colaborar com os membros do grupo na geração de ideias e soluções.
  • Apresentar de forma clara e criativa o problema, as ideias geradas e a solução encontrada.