Aula sobre Desenho De Memoria

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O desenho de memória é uma técnica que consiste em desenhar algo que já foi visto ou vivenciado pelo aluno. É uma forma de estimular a memória visual e a criatividade, além de ajudar a desenvolver a habilidade de observação e análise de diferentes estilos visuais. Essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, na moda, na publicidade, entre outras. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e explique a técnica do desenho de memória e peça para que os estudantes realizem uma pesquisa prévia. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que possam compartilhar suas descobertas e, em seguida, compartilhe exemplos de desenhos de memória e como eles podem ser aplicados em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Criação do template (20 minutos)

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique como preencher cada campo e como utilizar o template durante a aula.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço. Eles irão preencher o campo de Check-in do template com as informações pesquisadas.

  4. Etapa 4 - Desenho de memória (60 minutos)

    Os alunos irão escolher um estilo visual pesquisado e criar um desenho de memória utilizando essa técnica. Eles irão preencher o campo de Check-out do template com as informações sobre o desenho criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos desenhos (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus desenhos de memória para a turma e explicar como utilizaram a técnica do desenho de memória e como contextualizaram o estilo visual escolhido.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Conduza uma discussão em grupo sobre os diferentes estilos visuais apresentados pelos alunos e como eles foram contextualizados no tempo e no espaço.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão preencher um campo extra no template de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar essa técnica em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais
  • Estimular a memória visual e a criatividade dos alunos
  • Contextualizar os estilos visuais no tempo e no espaço
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de diferentes técnicas de desenho
  • Estimular a comunicação e a apresentação oral dos alunos

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do template de registro de aprendizagem
  • Pesquisa e análise de diferentes estilos visuais
  • Contextualização dos estilos visuais no tempo e no espaço
  • Utilização correta da técnica do desenho de memória
  • Apresentação clara e objetiva do desenho de memória criado

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a técnica do desenho de memória
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem
  • Conduzir a pesquisa e a análise dos diferentes estilos visuais
  • Auxiliar os alunos na criação do desenho de memória
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os diferentes estilos visuais apresentados pelos alunos

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem
  • Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais
  • Criar um desenho de memória utilizando a técnica apresentada
  • Apresentar o desenho de memória para a turma
  • Refletir sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar essa técnica em outras áreas.