Aula sobre Desenho De Memoria
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O desenho de memória é uma técnica que consiste em desenhar algo que você se lembra, sem a ajuda de referências visuais. É uma atividade que estimula a memória e a criatividade, além de ser uma forma de expressão artística. Essa técnica pode ser encontrada em diversas áreas, como na arquitetura, na moda e nas artes plásticas. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um jogo de gamificação, no qual irão criar um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a técnica do desenho de memória e como ela pode ser utilizada em diversas áreas. Em seguida, irá explicar a metodologia de gamificação e como ela pode ser aplicada na aula de Arte.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles deverão buscar referências em livros, revistas, internet e outros materiais que estiverem disponíveis.Etapa 3 - Criação do mapa de registro (30 minutos)
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Eles deverão utilizar as informações pesquisadas na etapa anterior para criar um jogo de gamificação que envolva o desenho de memória.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo (40 minutos)
Os alunos irão desenvolver o jogo de gamificação utilizando as informações do mapa de registro. Eles deverão criar desafios que envolvam o desenho de memória e definir os níveis e esquema de recompensas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos (20 minutos)
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles foram desenvolvidos. Avalie os jogos e dê feedbacks.Etapa 6 - Discussão (10 minutos)
Conduza uma discussão sobre a importância da técnica do desenho de memória e como ela pode ser utilizada em diferentes áreas. Os alunos também poderão compartilhar suas experiências durante a criação dos jogos.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica do desenho de memória.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.";
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Aplicar a metodologia de gamificação na aula de Arte.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de gamificação;
- Utilização correta das informações pesquisadas;
- Coerência entre os campos do mapa de registro e o jogo desenvolvido;
- Participação na apresentação dos jogos;
- Envolvimento e interesse durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar a técnica do desenho de memória e a metodologia de gamificação;
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do mapa de registro;
- Avaliar os jogos de gamificação e dar feedbacks;
- Conduzir a discussão sobre a importância da técnica do desenho de memória.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço;
- Criar um mapa de registro;
- Desenvolver um jogo de gamificação envolvendo a técnica do desenho de memória;
- Apresentar o jogo para a turma;
- Participar da discussão sobre a importância da técnica do desenho de memória.