Aula sobre Desenho De Memoria
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O desenho de memória é uma técnica de desenho que consiste em retratar um objeto, paisagem ou cena a partir da memória, sem a utilização de referências visuais. Essa técnica é muito utilizada em áreas como a arquitetura, design e artes visuais, e pode ajudar os estudantes a desenvolverem a habilidade de observação e memória visual. Nesta aula, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”. “que pena” e “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a técnica do desenho de memória e explicar como ela pode ser utilizada em diferentes áreas. Em seguida, irá apresentar a proposta da aula e como ela será desenvolvida.Etapa 2 - Criação do template (20 minutos)
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”. “que pena” e “que tal”. Explique como essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 3 - Exemplo prático (30 minutos)
Professor, apresente um exemplo prático de desenho de memória e explicar como ele foi criado. Os alunos irão observar o desenho e tentar identificar as técnicas utilizadas.Etapa 4 - Criação do desenho de memória (60 minutos)
Os alunos irão criar um desenho de memória a partir de uma cena ou objeto escolhido pelo professor. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 5 - Apresentação dos desenhos (30 minutos)
Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e explicar como eles foram criados. O professor irá utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo sobre as técnicas utilizadas na criação dos desenhos e como elas podem ser aplicadas em outras áreas.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão sobre a aula e como ela pode ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de observação e memória visual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de observação e memória visual.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Contextualizar a técnica do desenho de memória no cotidiano dos estudantes.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da técnica do desenho de memória.
- Criatividade e originalidade na criação do desenho.
- Utilização correta da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar a técnica do desenho de memória.
- Explicar como a Dinâmica dos 3 Qs será utilizada na avaliação.
- Apresentar exemplos práticos de desenho de memória.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Avaliar os desenhos utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Criar um desenho de memória a partir de uma cena ou objeto escolhido pelo professor.
- Apresentar o desenho para a turma e explicar como ele foi criado.
- Discutir em grupo sobre as técnicas utilizadas na criação dos desenhos.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.