Aula sobre Desenho De Observacao Releitura

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar um objeto ou cena e desenhá-lo com precisão, atentando-se aos detalhes e proporções. É uma habilidade importante para artistas e designers, mas também pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e ciências. Nesta aula, os alunos irão desenvolver sua habilidade em desenho de observação por meio da releitura de obras de arte, utilizando a metodologia ativa _Cultura_ _M__aker_. Eles irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine será uma forma de expressão artística e de compartilhar conhecimento com os colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do desenho de observação. Em seguida, mostre exemplos de obras de arte que serão utilizadas na atividade.

  2. Etapa 2 - Observação

    Peça que os alunos escolham uma obra de arte para observar e desenhar. Eles deverão prestar atenção aos detalhes, proporções e cores da obra.

  3. Etapa 3 - Releitura

    Com base na obra observada, os alunos irão criar uma releitura utilizando sua criatividade e estilo próprio. Eles deverão pensar em como podem modificar a obra original para torná-la única e pessoal.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Peça que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte irá conter uma releitura de uma obra de arte escolhida pelos alunos. Eles deverão utilizar diferentes técnicas de desenho e pintura para criar suas releituras.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos irão compartilhar suas fanzines com a turma, explicando suas escolhas e técnicas utilizadas. Incentive uma discussão sobre as diferenças entre as releituras e a obra original, e como a interpretação pessoal pode influenciar na criação artística.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre suas experiências e aprendizados durante a aula.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Finalize a aula agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades em desenho de observação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em desenho de observação e releitura de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a troca de conhecimento e a discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.

Critérios de avaliação

  • Observação precisa dos detalhes e proporções da obra original.
  • Criatividade na releitura da obra.
  • Utilização de diferentes técnicas de desenho e pintura.
  • Coerência entre a interpretação pessoal e a obra original.
  • Participação e colaboração na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do desenho de observação.
  • Mostrar exemplos de obras de arte que serão utilizadas na atividade.
  • Conduzir a atividade e estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar a troca de conhecimento e a discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e os aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher uma obra de arte para observar e desenhar.
  • Criar uma releitura da obra utilizando sua criatividade e estilo próprio.
  • Criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
  • Compartilhar suas fanzines com a turma e explicar suas escolhas e técnicas utilizadas.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.