Aula sobre Desenho De Observacao Releitura
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar um objeto ou cena e desenhá-lo com precisão, atentando-se aos detalhes e proporções. É uma habilidade importante para artistas e designers, mas também pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e ciências. Nesta aula, os alunos irão desenvolver sua habilidade em desenho de observação por meio da releitura de obras de arte, utilizando a metodologia ativa _Cultura_ _M__aker_. Eles irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine será uma forma de expressão artística e de compartilhar conhecimento com os colegas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do desenho de observação. Em seguida, mostre exemplos de obras de arte que serão utilizadas na atividade.Etapa 2 - Observação
Peça que os alunos escolham uma obra de arte para observar e desenhar. Eles deverão prestar atenção aos detalhes, proporções e cores da obra.Etapa 3 - Releitura
Com base na obra observada, os alunos irão criar uma releitura utilizando sua criatividade e estilo próprio. Eles deverão pensar em como podem modificar a obra original para torná-la única e pessoal.Etapa 4 - Criação da fanzine
Peça que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte irá conter uma releitura de uma obra de arte escolhida pelos alunos. Eles deverão utilizar diferentes técnicas de desenho e pintura para criar suas releituras.Etapa 5 - Compartilhamento
Os alunos irão compartilhar suas fanzines com a turma, explicando suas escolhas e técnicas utilizadas. Incentive uma discussão sobre as diferenças entre as releituras e a obra original, e como a interpretação pessoal pode influenciar na criação artística.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre suas experiências e aprendizados durante a aula.Etapa 7 - Finalização
Finalize a aula agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades em desenho de observação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em desenho de observação e releitura de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a troca de conhecimento e a discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.
Critérios de avaliação
- Observação precisa dos detalhes e proporções da obra original.
- Criatividade na releitura da obra.
- Utilização de diferentes técnicas de desenho e pintura.
- Coerência entre a interpretação pessoal e a obra original.
- Participação e colaboração na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do desenho de observação.
- Mostrar exemplos de obras de arte que serão utilizadas na atividade.
- Conduzir a atividade e estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Incentivar a troca de conhecimento e a discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade e os aprendizados dos alunos.
Ações do aluno
- Escolher uma obra de arte para observar e desenhar.
- Criar uma releitura da obra utilizando sua criatividade e estilo próprio.
- Criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.
- Compartilhar suas fanzines com a turma e explicar suas escolhas e técnicas utilizadas.
- Participar da discussão em grupo sobre as diferenças entre as releituras e a obra original.