Aula sobre Desenho De Observacao Releitura
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O desenho de observação é uma técnica muito utilizada na arte, que consiste em observar um objeto ou cena e desenhá-lo com precisão. A releitura é uma forma de utilizar essa técnica para criar uma nova obra de arte, a partir de uma obra já existente. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, por meio da releitura de uma obra de arte. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o que é a técnica de desenho de observação e a releitura. Mostre exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica.Etapa 2 - Entender
Peça que os alunos pesquisem e analisem diferentes estilos visuais de obras de arte, contextualizando-os no tempo e no espaço. Eles devem escolher uma obra de arte para fazer a releitura.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão fazer esboços da obra escolhida, utilizando a técnica de desenho de observação. Eles devem prestar atenção aos detalhes e proporções da obra original.Etapa 4 - Decidir
Peça que os alunos decidam em grupo como irão fazer a releitura da obra escolhida. Eles devem pensar em como podem modificar a obra original para criar uma nova obra de arte.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da sua releitura, utilizando diferentes materiais e técnicas de arte. Oriente-os nesse processo.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar suas releituras para a turma e explicar como chegaram ao resultado.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar essa técnica em outras atividades de arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de obras de arte.
- Contextualizar as obras de arte no tempo e no espaço.
- Desenvolver a habilidade de desenho de observação.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a própria produção artística.
Critérios de avaliação
- Utilização da técnica de desenho de observação.
- Coerência entre a obra original e a releitura.
- Criatividade na releitura da obra original.
- Uso adequado dos materiais e técnicas de arte.
- Capacidade de reflexão crítica sobre a própria produção artística.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a técnica de desenho de observação e a releitura.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de diferentes estilos visuais de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade e a produção artística dos alunos.
- Avaliar a produção artística dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de obras de arte.
- Escolher uma obra de arte para fazer a releitura.
- Fazer esboços da obra escolhida, utilizando a técnica de desenho de observação.
- Decidir como irão fazer a releitura da obra escolhida.
- Criar um protótipo da sua releitura, utilizando diferentes materiais e técnicas de arte.