Aula sobre Desenho De Observacao Releitura
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto ou cena e reproduzi-lo em um papel. É uma habilidade importante para artistas e designers, pois permite que eles criem representações precisas da realidade. Nesta aula, os alunos irão aprender a fazer uma releitura de um desenho de observação, ou seja, criar uma nova versão de uma imagem já existente, adicionando sua própria interpretação e estilo. Essa técnica é muito utilizada em diversas áreas, como publicidade, design gráfico e ilustração. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e explique o que é uma releitura. Entregue um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Peça que os alunos pesquisem exemplos de releituras em diferentes áreas, como arte, publicidade e design gráfico.Etapa 2 - Observação
Peça que os alunos escolham uma imagem para fazer a releitura. Eles devem observar atentamente a imagem e identificar os elementos principais, como linhas, formas e cores. Oriente-os a fazer anotações sobre esses elementos em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Desenho de observação
Os alunos irão fazer um desenho de observação da imagem escolhida, utilizando lápis ou caneta. Oriente-os a prestar atenção aos detalhes e proporções da imagem.Etapa 4 - Releitura
Os alunos irão criar uma nova versão da imagem, adicionando sua própria interpretação e estilo. Eles podem mudar as cores, as formas e os elementos da imagem original. Oriente-os a fazer anotações sobre as mudanças feitas em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Check-out
Peça que os alunos compartilhem suas releituras com a turma e expliquem as mudanças que fizeram na imagem original. Estimule uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e peça que registrem suas reflexões em seus templates de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a interpretação dos alunos na criação de uma releitura.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em observar atentamente e reproduzir elementos visuais com precisão.
Critérios de avaliação
- Observação precisa dos elementos visuais na imagem original.
- Criatividade e originalidade na criação da releitura.
- Habilidade em contextualizar diferentes estilos visuais no tempo e no espaço.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha da imagem para a releitura.
- Dar feedback individualizado aos alunos durante a criação da releitura.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam durante a aula.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de releituras em diferentes áreas.
- Observar atentamente a imagem escolhida e identificar seus elementos principais.
- Criar uma releitura original da imagem, adicionando sua própria interpretação e estilo.