Aula sobre Desenho De Observacao Releitura

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto ou cena e reproduzi-lo em uma folha de papel. Essa técnica é muito utilizada em diversas áreas, como arquitetura, design, artes visuais, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a releitura de obras de arte, utilizando a técnica do desenho de observação. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Em seguida, mostre exemplos de obras de arte que serão utilizadas para a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em quatro grupos e cada grupo receberá uma obra de arte para pesquisar e analisar. Eles deverão pesquisar informações sobre o artista, o contexto histórico e social em que a obra foi produzida, além de características técnicas e estilísticas da obra.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas pesquisas e argumentos para a banca julgadora. Os grupos defensor e opositor deverão apresentar argumentos para defender ou refutar a importância da obra de arte em questão.

  4. Etapa 4 - Releitura em grupo

    Com base no debate, cada grupo deverá fazer uma releitura da obra de arte utilizando a técnica do desenho de observação. Eles deverão prestar atenção aos detalhes e características da obra original, mas também poderão adicionar elementos próprios à sua releitura.

  5. Etapa 5 - Apresentação das releituras

    Cada grupo irá apresentar sua releitura e explicar as escolhas que fizeram durante o processo de criação. A banca julgadora irá avaliar as releituras com base nos critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes técnicas e estilos visuais utilizados nas obras de arte apresentadas e como elas se relacionam com o contexto histórico e social em que foram produzidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e como ela contribuiu para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Pesquisa e análise da obra de arte.
  • Argumentação e defesa da importância da obra de arte.
  • Releitura da obra de arte utilizando a técnica do desenho de observação.
  • Criatividade e originalidade na releitura.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Avaliar as releituras e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar a obra de arte.
  • Argumentar e defender a importância da obra de arte.
  • Fazer uma releitura da obra de arte utilizando a técnica do desenho de observação.
  • Colaborar e interagir em grupo.
  • Participar ativamente das discussões e debates em grupo.