Aula sobre Desenho De Observacao Releitura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto ou cena e desenhá-lo com precisão, considerando as formas, proporções, luz e sombra. É uma habilidade importante para artistas e designers, mas também pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e medicina. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, por meio da releitura de obras de arte famosas. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos irão trabalhar em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do desenho de observação e da releitura de obras de arte. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre um artista ou estilo visual específico e criem um cartaz com informações sobre o artista ou estilo, incluindo imagens de obras famosas. Eles devem contextualizar o artista ou estilo no tempo e no espaço.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Releitura

    Peça que os alunos escolham uma obra de arte famosa e criem uma releitura da obra, utilizando a técnica de desenho de observação. Eles devem prestar atenção às formas, proporções, luz e sombra da obra original.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Exposição

    Peça que os alunos exponham seus trabalhos e apresentem suas pesquisas para a turma. Eles devem explicar as escolhas que fizeram em relação ao artista ou estilo visual e à obra de arte escolhida para a releitura.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Incentive uma discussão em grupo sobre as diferentes obras de arte e estilos visuais apresentados na aula. Eles devem contextualizar as obras no tempo e no espaço e comparar as diferentes técnicas utilizadas pelos artistas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Peça que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de releitura de obras de arte famosas.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Precisão e qualidade da releitura da obra de arte escolhida.
  • Participação na discussão em grupo e na reflexão individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do desenho de observação e da releitura de obras de arte.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas diferentes estações.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre um artista ou estilo visual específico.
  • Criar uma releitura de uma obra de arte famosa utilizando a técnica de desenho de observação.
  • Apresentar suas pesquisas e trabalhos para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferentes obras de arte e estilos visuais.
  • Refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em outras áreas.