Aula sobre Desenho De Observacao Releitura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto ou cena e desenhá-lo com precisão, considerando as formas, proporções, luz e sombra. É uma habilidade importante para artistas e designers, mas também pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e medicina. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, por meio da releitura de obras de arte famosas. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos irão trabalhar em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do desenho de observação e da releitura de obras de arte. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação.Etapa 2 - Estação 1: Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem sobre um artista ou estilo visual específico e criem um cartaz com informações sobre o artista ou estilo, incluindo imagens de obras famosas. Eles devem contextualizar o artista ou estilo no tempo e no espaço.Etapa 3 - Estação 2: Releitura
Peça que os alunos escolham uma obra de arte famosa e criem uma releitura da obra, utilizando a técnica de desenho de observação. Eles devem prestar atenção às formas, proporções, luz e sombra da obra original.Etapa 4 - Estação 3: Exposição
Peça que os alunos exponham seus trabalhos e apresentem suas pesquisas para a turma. Eles devem explicar as escolhas que fizeram em relação ao artista ou estilo visual e à obra de arte escolhida para a releitura.Etapa 5 - Discussão em grupo
Incentive uma discussão em grupo sobre as diferentes obras de arte e estilos visuais apresentados na aula. Eles devem contextualizar as obras no tempo e no espaço e comparar as diferentes técnicas utilizadas pelos artistas.Etapa 6 - Reflexão individual
Peça que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de releitura de obras de arte famosas.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Precisão e qualidade da releitura da obra de arte escolhida.
- Participação na discussão em grupo e na reflexão individual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do desenho de observação e da releitura de obras de arte.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas diferentes estações.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre um artista ou estilo visual específico.
- Criar uma releitura de uma obra de arte famosa utilizando a técnica de desenho de observação.
- Apresentar suas pesquisas e trabalhos para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre as diferentes obras de arte e estilos visuais.
- Refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em outras áreas.