Aula sobre Desenho De Observacao Releitura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao desenho de observação e releitura. O objetivo é que eles aprendam a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Explique que o desenho de observação é uma técnica que consiste em observar um objeto real e desenhá-lo, enquanto a releitura é a interpretação do objeto desenhado, com a adição de elementos pessoais e criativos. É importante apresentar exemplos de artistas que utilizam essas técnicas, como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso e Frida Kahlo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia da aula. Os alunos devem ser informados sobre a criação do mapa conceitual e como ele será utilizado para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre o desenho de observação e a releitura, utilizando livros, revistas e a internet. Eles devem anotar as informações mais importantes e selecionar imagens para utilizar como referência.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Peça que os alunos criem um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa, explicando como organizar as informações e como relacionar as ideias.

  4. Etapa 4 - Desenho de observação

    Peça que os alunos escolham um objeto real para desenhar e observá-lo atentamente. Eles devem fazer o desenho utilizando a técnica do desenho de observação.

  5. Etapa 5 - Releitura

    Peça que os alunos façam uma releitura do objeto desenhado, adicionando elementos pessoais e criativos. Eles podem utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, canetas e tintas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar o mapa conceitual e os desenhos para a turma. Eles devem explicar as ideias principais e como utilizaram as técnicas do desenho de observação e releitura.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar essas técnicas em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar os estilos visuais no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos.
  • Estimular a comunicação e a apresentação oral.
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas do desenho de observação e releitura.
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Criatividade na releitura do objeto desenhado.
  • Apresentação oral clara e objetiva.
  • Participação e engajamento durante a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Explicar as técnicas do desenho de observação e releitura.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Conduzir a apresentação dos trabalhos.
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Fazer o desenho de observação e a releitura.
  • Apresentar os trabalhos para a turma.
  • Participar ativamente da atividade.