Aula sobre Desenho De Observacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O desenho de observação é uma habilidade fundamental para qualquer artista. É a capacidade de observar o mundo ao seu redor e representá-lo com precisão em uma superfície plana. Essa habilidade pode ser aplicada em várias áreas da vida, como arquitetura, design, publicidade, moda, entre outras. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_. Eles criarão um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza e explique a importância dessa habilidade para a vida profissional e pessoal dos alunos. Em seguida, apresente a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ e explique como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de desenho de observação, utilizando um objeto simples, como uma maçã. Demonstre como observar os detalhes do objeto e como representá-lo com precisão em uma superfície plana.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão trabalhar em duplas ou trios e criar um mapa conceitual sobre o tema "Desenho de observação". Eles devem escolher uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os a utilizar palavras-chave e imagens para representar as ideias.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os alunos, para que possam aprender uns com os outros.

  5. Etapa 5 - Desenho de observação em sala de aula

    Escolha um objeto e peça que os alunos façam um desenho de observação. Eles devem observar os detalhes do objeto e representá-lo com precisão em uma superfície plana. Oriente-os e ajude-os durante o processo.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento dos desenhos

    Cada aluno irá apresentar seu desenho para a turma. Incentive a discussão e o debate entre os alunos, para que possam aprender uns com os outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do desenho de observação e da metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_. Incentive os alunos a continuar praticando essa habilidade em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de desenho de observação nos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Incentivar a aprendizagem autônoma e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Precisão na representação do objeto observado.
  • Criatividade na escolha das sub-ideias para o mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão e no debate em sala de aula.
  • Cooperação e colaboração com os colegas durante a atividade em grupo.
  • Capacidade de aplicar a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ na criação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Demonstrar um exemplo prático de desenho de observação.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Orientar os alunos durante o processo de desenho de observação.
  • Estimular a aprendizagem autônoma e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Observar com atenção os detalhes do objeto escolhido para o desenho de observação.
  • Participar ativamente da discussão e do debate em sala de aula.
  • Cooperação e colaboração com os colegas durante a atividade em grupo.
  • Praticar a habilidade de desenho de observação em casa.