Aula sobre Desenho De Observacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O desenho de observação é uma técnica fundamental para o desenvolvimento da habilidade de desenhar. É a partir da observação atenta de objetos, pessoas ou paisagens que se torna possível criar representações visuais mais precisas e detalhadas. Na vida cotidiana, essa técnica é utilizada em diversas áreas, como na arquitetura, no design de produtos, na moda, na publicidade, entre outras. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de desenho de observação por meio da metodologia ativa _Design Sprint_, que consiste em um processo de criação em equipe, com etapas bem definidas e foco em soluções criativas para um problema ou tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dessa técnica para o desenvolvimento da habilidade de desenhar. Em seguida, introduza a metodologia _Design Sprint_ e explique que os alunos irão criar um template com 5 etapas para desenvolver um desenho de observação.

  2. Etapa 2 - Entender

    Oriente os alunos em uma pesquisa sobre o tema e peça que discutam em grupo as principais características do desenho de observação. Em seguida, os grupos irão escolher um problema ou tema para desenvolver o desenho de observação.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão fazer esboços rápidos do objeto, pessoa ou paisagem escolhido para o desenho de observação. O objetivo é captar as principais formas e proporções do objeto, sem se preocupar com detalhes. Oriente os alunos durante esse processo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher o esboço que mais se aproxima do objeto observado e irão definir as principais linhas e detalhes que serão utilizados no desenho final.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar o desenho de observação final, utilizando as técnicas aprendidas na aula e os materiais disponíveis em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma e irão discutir as principais características e dificuldades encontradas durante o processo de criação. Forneça feedbacks e estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância do processo de criação em equipe e da utilização da metodologia _Design Sprint_ para o desenvolvimento da habilidade de desenho de observação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de desenho de observação por meio da metodologia ativa _Design Sprint_.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas de desenho de observação.
  • Criatividade e originalidade na criação do desenho.
  • Participação ativa e colaborativa no processo de criação em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de criação em equipe.
  • Conduzir a reflexão final sobre o processo de criação e a utilização da metodologia _Design Sprint_.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e discutir em grupo as principais características do desenho de observação.
  • Fazer esboços rápidos do objeto, pessoa ou paisagem escolhido para o desenho de observação.
  • Criar o desenho final utilizando as técnicas aprendidas na aula e os materiais disponíveis em sala de aula.