Aula sobre Desenho De Observacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O desenho de observação é uma técnica muito utilizada em diversas áreas, como arquitetura, design, artes visuais e até mesmo na medicina. É uma habilidade que permite ao aluno observar e representar com precisão o que vê, seja um objeto, uma paisagem ou uma pessoa. Nesta aula, os alunos aprenderão a desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa _Design Thinking_, que os ajudará a entender melhor o processo de criação e a trabalhar de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Comece a aula apresentando o tema do desenho de observação e explicando sua importância em diversas áreas. Também apresente a metodologia _Design Thinking_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Introdução ao mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor o observador do desenho. Mostre exemplos de mapas de empatia e explique os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Observação do objeto

    Os alunos escolherão um objeto para observar e desenhar. Eles deverão observar o objeto com atenção e preencher o mapa de empatia com as informações que conseguirem coletar.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão compartilhar o que conseguiram observar.

  5. Etapa 5 - Desenho de observação

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos farão um desenho de observação do objeto escolhido. Eles deverão se concentrar em representar com precisão o que observaram.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos desenhos

    Os alunos apresentarão seus desenhos para a turma e explicarão como utilizaram as informações coletadas no mapa de empatia para desenvolver o desenho.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância do desenho de observação e da metodologia _Design Thinking_ para o desenvolvimento da habilidade de observação e criação em artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e representação com precisão em artes visuais.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação em artes visuais.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de observação e representação com precisão do objeto escolhido.
  • Utilização adequada do mapa de empatia para coletar informações sobre o objeto.
  • Criatividade e originalidade na criação do desenho de observação.
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do desenho e das informações coletadas no mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia _Design Thinking_ de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na utilização do mapa de empatia e na observação do objeto.
  • Estimular a troca de ideias e a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre os desenhos e as apresentações dos alunos.
  • Conduzir uma reflexão final sobre a importância do desenho de observação e da metodologia _Design Thinking_ para o desenvolvimento da habilidade de observação e criação em artes visuais.

Ações do aluno

  • Escolher um objeto para observar e desenhar.
  • Preencher o mapa de empatia com as informações coletadas durante a observação.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar ideias e informações.
  • Criar um desenho de observação com base nas informações coletadas no mapa de empatia.
  • Apresentar o desenho e as informações coletadas de forma clara e objetiva para a turma.