Aula sobre Desenho De Observacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto ou cena e representá-lo em um papel. Essa técnica é muito utilizada por artistas e designers para criar ilustrações realistas e detalhadas. No cotidiano dos estudantes, o desenho de observação pode ser aplicado em diversas situações, como em trabalhos escolares, na criação de artes para redes sociais ou até mesmo em atividades de lazer. Nessa aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de desenho de observação por meio da metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), em que eles criarão um modelo de júri para discutir e avaliar os desenhos produzidos pelos grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dessa técnica para a criação de artes visuais. Mostre exemplos de desenhos de observação e como eles podem ser aplicados em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Desenho de observação

    Cada grupo terá um objeto ou cena para observar e desenhar. Eles terão que produzir o desenho de observação e preparar argumentos para defender ou contestar a qualidade do desenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e defender ou contestar a qualidade do desenho dos outros grupos. A banca julgadora irá avaliar os desenhos e decidir qual grupo teve o melhor desempenho. O grupo de observadores irá registrar as observações e comentários sobre o trabalho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e como a técnica de desenho de observação pode ser aplicada em outras áreas. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e comentários sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os alunos terão que produzir um novo desenho de observação, aplicando as técnicas e aprendizados adquiridos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar praticando a técnica de desenho de observação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em desenho de observação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da técnica de desenho de observação.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e julgamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do desenho de observação.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Participação e colaboração do grupo durante o debate.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a técnica de desenho de observação.
  • Habilidade em avaliar e julgar o trabalho dos outros grupos.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas da atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Conduzir o debate de forma equilibrada e imparcial.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a técnica de desenho de observação.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Observar atentamente o objeto ou cena escolhida.
  • Produzir um desenho de observação de qualidade.
  • Preparar argumentos para defender ou contestar a qualidade do desenho dos outros grupos.
  • Participar ativamente do debate e colaborar com o grupo.
  • Refletir criticamente sobre a técnica de desenho de observação.