Aula sobre Desenho De Observacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O desenho de observação é uma técnica que consiste em observar atentamente um objeto, pessoa ou paisagem e representá-lo no papel. É uma habilidade importante para o desenvolvimento da percepção visual e da criatividade. Além disso, o desenho de observação pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, design, moda, entre outras. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao desenho de observação e irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do desenho de observação e explique a importância dessa técnica para o desenvolvimento da percepção visual e da criatividade. Mostre exemplos de desenhos de observação e como eles podem ser aplicados em diversas áreas.

  2. Etapa 2 - Observação

    Os alunos deverão escolher um objeto para desenhar e observá-lo atentamente. Forneça dicas e orientações sobre como observar e como representar o objeto no papel.

  3. Etapa 3 - Desenho

    Com base na observação, os alunos irão desenhar o objeto no papel. Forneça dicas e orientações sobre como representar o objeto de forma realista.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_. Eles deverão utilizar o template para avaliar a atividade seguinte e preenchê-lo com suas impressões sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus desenhos para turma. Dê feedbacks sobre os desenhos e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Após a apresentação, oriente os alunos no preenchimento do template da Dinâmica dos 2 Qs para avaliar a apresentação dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Peça que os alunos reflitam sobre a atividade e sobre o que aprenderam com o desenho de observação. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas experiências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em desenho de observação.
  • Estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos.
  • Incentivar a autoavaliação e a reflexão dos alunos sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Observação atenta do objeto escolhido.
  • Representação realista do objeto no papel.
  • Participação na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliação coerente e reflexiva da atividade.
  • Participação na discussão e reflexão sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer orientações sobre o desenho de observação.
  • Fornecer feedbacks sobre os desenhos e as avaliações dos alunos.
  • Mediar a discussão e incentivar a reflexão dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a percepção visual dos alunos.
  • Incentivar a autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um objeto para desenhar e observá-lo atentamente.
  • Desenhar o objeto no papel com base na observação.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade.
  • Apresentar o desenho e o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.
  • Refletir sobre a atividade e compartilhar suas experiências.