Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique sua relevância para a sociedade brasileira. Serão discutidos exemplos de desigualdade racial no cotidiano dos alunos. Explique os critérios de avaliação.Etapa 2 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique a importância de registrar o processo de aprendizagem e como isso pode ajudar na fixação do conteúdo.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a desigualdade racial no Brasil. Antes da pesquisa, os grupos preenchem o check-in. Cada grupo terá um subtópico para pesquisar, como, por exemplo, a influência da escravidão na formação da sociedade brasileira ou a representatividade negra na política. Organize os subtópicos e o tempo da pesquisa, incentivando a participação e o foco na atividade.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar seus resultados e discutir com a turma sobre a importância da igualdade racial no Brasil. Organize as apresentações e o tempo de cada uma delas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre como a desigualdade racial pode ser combatida na sociedade brasileira. Serão apresentados exemplos de ações afirmativas e políticas públicas que visam a igualdade racial.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão realizar o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a desigualdade racial no Brasil.
- Promover a compreensão sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
- Participação na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Cumprimento das atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e sua relevância para a sociedade brasileira.
- Explicar a importância do registro de aprendizagem.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os subtópicos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Auxiliar o Check-out com os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre o subtópico proposto.
- Criar o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar da apresentação dos resultados.
- Realizar o Check-in e o Check-out em seu modelo de registro de aprendizagem.