Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique sua relevância para a sociedade brasileira. Serão discutidos exemplos de desigualdade racial no cotidiano dos alunos. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique a importância de registrar o processo de aprendizagem e como isso pode ajudar na fixação do conteúdo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a desigualdade racial no Brasil. Antes da pesquisa, os grupos preenchem o check-in. Cada grupo terá um subtópico para pesquisar, como, por exemplo, a influência da escravidão na formação da sociedade brasileira ou a representatividade negra na política. Organize os subtópicos e o tempo da pesquisa, incentivando a participação e o foco na atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seus resultados e discutir com a turma sobre a importância da igualdade racial no Brasil. Organize as apresentações e o tempo de cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre como a desigualdade racial pode ser combatida na sociedade brasileira. Serão apresentados exemplos de ações afirmativas e políticas públicas que visam a igualdade racial.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão realizar o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a desigualdade racial no Brasil.
  • Promover a compreensão sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
  • Participação na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Cumprimento das atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e sua relevância para a sociedade brasileira.
  • Explicar a importância do registro de aprendizagem.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os subtópicos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Auxiliar o Check-out com os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico proposto.
  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar da apresentação dos resultados.
  • Realizar o Check-in e o Check-out em seu modelo de registro de aprendizagem.