Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Desigualdade racial no Brasil" e explique a metodologia que será utilizada (Modelo de Debate Crítico). Apresente exemplos de como a desigualdade racial pode ser encontrada na sociedade brasileira. Faça uma roda de conversa para verificar o que os alunos já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Explique as funções de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Preparação das argumentações

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para preparar suas argumentações. A banca julgadora também terá um tempo para se preparar. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor farão suas argumentações e a banca julgadora fará suas considerações. O grupo de observação irá anotar pontos positivos e negativos de cada argumentação. Oriente o debate e o tempo de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o debate e as argumentações apresentadas pelos grupos. Os alunos serão incentivados a participar e a expressar suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a desigualdade racial na sociedade brasileira.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e argumentar de forma clara e coesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a aula e o debate.
  • Coerência e clareza nas argumentações apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante a aula e o debate.
  • Realizar a pesquisa de forma eficiente.
  • Trabalhar em grupo e apresentar argumentações claras e coesas.