Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Desigualdade racial no Brasil" e explique a metodologia que será utilizada (Modelo de Debate Crítico). Apresente exemplos de como a desigualdade racial pode ser encontrada na sociedade brasileira. Faça uma roda de conversa para verificar o que os alunos já sabem sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Explique as funções de cada grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa.Etapa 4 - Preparação das argumentações
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para preparar suas argumentações. A banca julgadora também terá um tempo para se preparar. Incentive a participação de todos.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor farão suas argumentações e a banca julgadora fará suas considerações. O grupo de observação irá anotar pontos positivos e negativos de cada argumentação. Oriente o debate e o tempo de cada grupo.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o debate e as argumentações apresentadas pelos grupos. Os alunos serão incentivados a participar e a expressar suas opiniões.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e o debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a desigualdade racial na sociedade brasileira.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e argumentar de forma clara e coesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a aula e o debate.
- Coerência e clareza nas argumentações apresentadas pelos grupos.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante o debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente durante a aula e o debate.
- Realizar a pesquisa de forma eficiente.
- Trabalhar em grupo e apresentar argumentações claras e coesas.