Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente. Distribua o material que será utilizado em cada estação. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - História da desigualdade racial no Brasil

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a história da desigualdade racial no Brasil. Em seguida, eles irão responder a algumas questões sobre o vídeo e discutir em grupo como a desigualdade racial afeta a sociedade brasileira.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Discriminação racial no cotidiano

    Nesta estação, os alunos irão ler e discutir casos reais de discriminação racial no cotidiano. Em seguida, eles irão criar um cartaz ou uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da igualdade racial.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Personalidades negras brasileiras

    Nesta estação, os alunos irão conhecer algumas personalidades negras brasileiras que fizeram história em diferentes áreas, como esporte, ciência, cultura e política. Em seguida, eles irão escolher uma personalidade para apresentar ao grupo e explicar a importância dela para a sociedade brasileira.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna os alunos para compartilhar o que aprenderam em cada estação. Faça uma discussão com toda turma sobre a importância da igualdade racial e como podemos lutar contra a discriminação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando os pontos discutidos e sanando as dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a desigualdade racial no Brasil e como ela afeta a sociedade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas para atingir um objetivo comum.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Qualidade das respostas e discussões em grupo.
  • Criatividade e qualidade do cartaz ou campanha criada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação da personalidade escolhida pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo e ajudar os alunos a compreenderem melhor o tema.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos em todas as estações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer devolutivas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações.
  • Colaborar com seus colegas de grupo para atingir um objetivo comum.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Criar um cartaz ou campanha criativa e informativa.
  • Apresentar a personalidade escolhida de forma clara e objetiva.