Aula sobre Desigualdade Racial No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A desigualdade racial no Brasil é um tema presente na sociedade e precisa ser discutido. É importante compreender como a discriminação racial afeta a vida das pessoas e como isso se reflete na sociedade brasileira.A desigualdade racial é um problema histórico em nosso país e, infelizmente, ainda é uma realidade presente em diversas áreas da sociedade.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material será distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudá-lo em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um exemplo prático para apresentar à classe. Sugestão, criar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e as habilidades de organização e apresentação das informações.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos sobre as desigualdades raciais, suas causa e consequências e como elas afetam a vida das pessoas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor, relacionando-os com as informações apresentadas no mapa conceitual. Peça que os estudantes façam um texto síntese com as ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando os pontos principais do tema e incentive os estudantes a continuarem estudando e refletindo sobre as desigualdades raciais em seus diferentes aspectos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar dados e informações sobre a desigualdade racial no Brasil;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre a influência da desigualdade racial na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Seleção de informações relevantes para a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação ativa nas discussões em sala de aula;
  • Análise crítica dos dados e informações apresentados.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Propor atividades que promovam a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis;
  • Selecionar informações relevantes para a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.