Desigualdades brasileiras

Nessa aula de Grografia você vai assistir um vídeo para refletir sobre as desigualdades que existem no Brasil. Acompanhe o vídeo e bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    De acordo com o gráfico, a distribuição de renda no Brasil é:

    A) Desigual, já que existe uma baixa concentração de renda (40% da polução mais pobre têm 28,3% de toda a renda do Brasil).

    B) Igualitária, já que existe uma baixa concentração de renda, que é distribuída entre os brasileiros de forma justa e igual (os mais pobres têm 40% de toda a renda do Brasil).

    C) Desigual, já que existe uma grande concentração de renda nas mãos de poucos brasileiros (1% da população mais rica tem mais do que o dobro da renda dos 40% mais pobres).

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Desigualdades brasileiras" é um assunto de grande relevância para a compreensão da realidade socioeconômica e territorial do Brasil. A desigualdade social é um problema histórico e presente em nosso país, que afeta a vida de milhões de brasileiros. Para trabalhar esse tema em sala de aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que visa estimular a participação dos alunos em discussões críticas e reflexivas sobre o tema. Para contextualizar, podemos trazer exemplos práticos como a diferença de acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, entre regiões ricas e pobres do país.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    O tema "Desigualdades brasileiras" é uma questão muito presente em nosso país, e pode ser facilmente observado no cotidiano dos estudantes. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema, o que tornará o aprendizado mais lúdico e divertido. Os alunos serão desafiados a pensar sobre as desigualdades sociais e econômicas em nosso país, e como elas afetam a vida das pessoas.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    O tema "Desigualdades brasileiras" é um assunto muito importante para ser discutido em sala de aula, pois é um tema presente no cotidiano dos estudantes e que afeta diretamente suas vidas. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver um template de 5 etapas para analisar as desigualdades brasileiras. Serão apresentados exemplos práticos sobre o tema, como a distribuição de renda, acesso à educação e saúde, e como essas desigualdades podem ser encontradas em diferentes regiões do país.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A desigualdade é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes e, infelizmente, também é uma realidade no Brasil. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Desigualdades brasileiras" utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, vamos criar um mapa de empatia que irá nos ajudar a entender melhor as perspectivas das pessoas que vivem em diferentes realidades socioeconômicas. Vamos discutir como as desigualdades afetam a vida das pessoas e como elas podem ser reduzidas. Para isso, vamos explorar exemplos práticos e didáticos que ajudem a ilustrar a realidade brasileira.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    As desigualdades brasileiras são um tema recorrente na sociedade e na mídia. É importante que os estudantes compreendam que essas desigualdades são resultado de uma série de fatores históricos, econômicos e sociais que se acumularam ao longo do tempo. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de trabalhar em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O tema "Desigualdades brasileiras" é muito presente em nosso cotidiano e pode ser observado em diversas situações, como nas diferenças entre as regiões do país, nos indicadores de qualidade de vida, na distribuição de renda, entre outros. Nessa aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Assim, os alunos poderão analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: